Rodolfo Silva e Maria Ferreira, estudantes da Universidade Europeia (UE), venceram o IoT Challenge da HPE CommsWorld. O desafio internacional de tecnologias de informação decorreu em Cascais e reuniu várias ideias empreendedoras numa competição que se dinamizou em torno de áreas como a saúde, a mobilidade e a energia.

O projeto vencedor foi o DroneGuard. Este conceito, desenvolvido em cooperação entre Rodolfo Silva, Maria Ferreira e Carlos Pagarim, consiste num "equipamento que permite a melhoria da gestão da ocupação de locais de interesse público ao ar livre, com o auxílio de um drone alimentado por painéis solares".

tek iot ue
tek iot ue

A ideia, escreve a UE em comunicado, é facilitar a transmissão e melhorar as informações disponibilizadas às pessoas que pretendem visitar determinado destino turístico de forma a que estas tenham "uma perspetiva em tempo real do cenário que vão encontrar [...] de modo a assegurar a melhor experiência para o visitante".

A equipa quer agora aplicar o projeto às praias mais congestionadas de Lisboa, que são palcos de grande afluência durante o período do verão, mas, num futuro próximo, a ideia é levar o DroneGuard aos centros históricos das cidades.

Como prémio por esta vitória, Rodolfo, Maria e Carlos vão agora rumar a Genebra, Suiça, para visitar o IoT Innovation Center.