Crescimento da qualidade das soluções, aumento das receitas e redução dos gastos são alguns dos benefícios apontados no estudo encomendado pela CA Technologies à Vanson Bourne, que inquiriu 1.300 responsáveis de TI de 21 países, entre os quais Portugal e Espanha.

De acordo com os resultados, as empresas portuguesas e espanholas que utilizam este método, que visa fomentar a colaboração entre as equipas que desenvolvem e testam as aplicações (Dev), e as equipas que as mantêm nos seus ambientes de produção (Ops), aumentaram a qualidade das suas aplicações de software em 19%.

Além disso, as soluções de DevOps permitiram às mesmas empresas obter uma melhoria no negócio entre 5% e 25% a nível de aumento de receitas, rapidez na entrega de software ou serviços, número de clientes e colaboração entre departamentos, entre outros benefícios.

Em ambos os países, mais de um terço das empresas (36%) recorrem ou preveem recorrere às DevOps, enquanto 43% dos inquiridos reconhece que a implementação desse tipo de estratégia é agora mais necessária.

O estudo avança que a complexidade organizativa (47%), a falta de compreensão das fases de todo o ciclo de desenvolvimento e de quem é responsável por cada uma delas (35%), e a falta de budget ou falta de clareza sobre que orçamento cobre cada elemento (32%) são os possíveis obstáculos para uma implementação DevOps.

Em metade das empresas inquiridas na Península Ibérica (52%) o sucesso da estratégia srá medido em função de fatores internos, como menores custos, menor número de erros (bugs), melhoria de eficiências, maior retorno do investimento e melhoria da colaboração entre departamentos, entre outros.

Cerca de 26% vai avaliar o êxito em função de métricas de negócio de carácter externo, como o aumento das receitas, tempos mais curtos de lançamento de produtos para o mercado, melhoria da posição competitiva e melhoria da experiência do cliente.

Para aceder ao estudo TechInsights Report: What Smart Businesses Know About DevOps completo, clique aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.