A iniciativa, que conta com a participação de entidades públicas e privadas, entre associações, empresas, organismos do Estado e entidades de normalização. Visa definir um mapa das normas necessárias para garantir o desenvolvimento de um conjunto de objetivos fixados nas políticas europeias.



No relatório produzido procura definir papeis e quantificar o peso do sector e dos projetos que acolhe no espaço europeu, identificando e classificando uma centena de casos de utilização do cloud computing; ou listando cerca de duas dezenas de organizações e mais de 150 documentos relevantes na área do cloud computing.



O relatório da ETSI foi divulgado em meados de dezembro no âmbito de um evento que juntou mais de uma centena de especialistas na área da cloud e que serviu para apresentar e debater a iniciativa.



A Europa tem objetivo ambiciosos na área da cloud, alinhados numa estratégia que foi identificada como European Cloud Computing Strategy, onde estão fixadas metas como a criação de 2,5 milhões de empregos na região e um aumento do PIB, até 2020, para os 160 mil milhões de euros.



Para atingir estes objetivos é necessário uniformizar práticas, clarificar regras e introduzir um conjunto de princípios que ofereçam resposta a preocupações como a segurança e outras. A ETSI, enquanto associação para a normalização nas TIC, está a reunir apoios para ter um papel ativo na missão.

O relatório está disponível para consulta aqui.