Na sua quinta edição, o European Rocketry Challenge (EuRoC) pré-selecionou para a competição 25 equipas europeias e tem regresso marcado para os municípios de Ponte de Sor e Constância, na zona centro de Portugal, entre 9 e 15 de outubro. Organizado e promovido pela Agência Espacial Portuguesa, o EuRoC teve a sua primeira edição em 2020, com um total de seis equipas.
Este ano, a competição acolhe vários regressos, mas também um número expressivo de estreias, que são praticamente um quarto do total. Nas estreias, por parte de Portugal está a Porto Space Team, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Já nos regressos, estão os Rocket Experiment Division (RED), do Instituto Superior Técnico, voltaram a garantir o apuramento para o EuRoC.
Os RED, a primeira equipa portuguesa de rocketry a lançar o seu foguete na competição, voltarão a tentar vencer o EuRoC Award depois de dois anos consecutivos na segunda posição na tabela de classificação geral.
“É muito positivo ver que há uma nova equipa portuguesa pré-selecionada para o EuRoC deste ano. É a quarta a conseguir o apuramento”, aponta Marta Gonçalves, uma das gestoras de projeto do EuRoC na Agência Espacial Portuguesa, ctada em comunicado. “Há cada vez mais equipas de várias universidades, portuguesas e não só, a formarem-se para se candidatarem ao EuRoC. Isto mostra que a participação nesta competição é um objetivo que move os estudantes, inspirando-os e tornando-os mais capazes”, acrescenta.
Recorde-se que em 2023, a Aerospace Team Graz, composta por estudantes universitários austríacos, foi a grande vencedora da competição. Portugal esteve também em destaque entre os vencedores desta edição, com a equipa RED, do Instituto Superior Técnico, a ganhar um Payload Award, prémio que distingue a inovação da carga transportada.
Clique nas imagens para ver mais sobre a edição de 2023 do EuRoC
O país mais representado na edição de 2024 do EuRoC é o Reino Unido, com quatro equipas em competição. Os estreantes Project Sunride, de Sheffield, estarão acompanhados por conterrâneos bastante experientes: os ICRL (Imperial College London Rocketry), HyPower Bristol e Bath Rocket Team.
A Alemanha volta a fazer-se representar pelos WARR Rocketry e os TU Darmstadt Space Technology, pela primeira vez em competição. Já da vizinha Polónia repetem-se as participações dos PoliWRocket e dos AGH Space Systems. Da Suécia foram pré-selecionados os cos AESIR também e da Hungria os BME Suborbitals. A lista fecha com os Delft Aerospace, dos Países Baixos.
Nos dias 9 e 10 de outubro, o aeródromo de Ponte de Sor receberá as equipas concorrentes, que se instalarão no paddock, o local de preparação dos seus projetos. Os lançamentos acontecem de 11 a 14 de outubro, no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância. O dia 15 de outubro está reservado para a cerimónia de encerramento e entrega de prémios.
Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, entende que o EuRoC “contribui para que Portugal continue o seu caminho de afirmação como país tecnológico, moderno e empreendedor, e que é capaz de mostrar que há espaço para os seus jovens crescerem”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários