Ainda se lembra do comando para carregar videojogos gravados nas cassetes do ZX Spectrum? Exato, o famoso LOAD “” vai ser o nome de uma exposição não só dedicada ao famoso microcomputador dos anos 1980, como também às invenções do seu criador, Sir Clive Sinclair. A exposição temática será acompanhada por uma tertúlia e decorre no Museu da Pedra, no Município de Cantanhede, no próximo sábado, dia 27 de abril às 15:00.

tek zx spectrum

A exposição LOAD “” está estruturada com base na coleção Geração Spectrum, propriedade de João Diogo Ramos, engenheiro informático colaborador do Grupo Critical Software há 17 anos, e atualmente o CEO de uma das empresas do grupo. A coleção tem sido apresentada em fóruns e eventos do sector a nível nacional e internacional. No seu espólio encontram-se cerca de 100 computadores Spectrum lançados em diversos países, como Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Espanha, França, Polónia, Egito, Brasil e Argentina, incluindo periféricos, tais como gravadores de cassetes, impressoras, sistemas de cartuchos e disquetes, modem, joysticks, ratos, monitores, cassetes, discos de vinil ou teclados externos. Conte ainda com diversos manuais, livros e revistas da época. Na galeria poderá ver alguns dos objetos expostos no evento.

A exposição inclui ainda produtos de outras empresas de Sir Clive Sinclair, como veículos elétricos, aparelhos de medida, calculadoras, relógios, televisões de bolso e rádios e outros aparelhos de áudio.

A tertúlia que antecede a exposição conta com António Dias Figueiredo, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra; André Luna Leão, fundador do blog Planeta Sinclair; e João Diogo Ramos, o dono da coleção em exposição. Também Gonçalo Quadros, fundador e CEO da Critical Software irá estar presente através de uma entrevista pré-gravada.

Segundo reza a história, o inventor inglês Clive Sinclair decidiu apostar na área emergente dos microcomputadores, numa época em que a Apple, Commodore e Atari ditavam cartas nos Estados Unidos, nos anos 1970. Em 1980 lançou o primeiro microcomputador, o ZX80, com um preço abaixo das 100 libras. Este ligava-se à televisão, mudando o paradigma de utilização de computadores no Reino Unido, expandindo-se depois para outros países, como Portugal. O ZX Spectrum surgiu extamente no dia 23 de abril de 1982 (37 anos) e era um modelo mais evoluído e a cores, tornando-se um marco para a geração de jovens dessa década.

Portugal tem uma ligação muito especial com o computador, sobretudo através da empresa Timex Portugal. A empresa começou por montar alguns dos primeiros computadores da Sinclair, mas rapidamente introduziu novos modelos, construídos nas instalações da Costa da Caparica, tal como o famoso Timex 2048. Ainda hoje é possível encontrar modelos da Timex, Made in Portugal, espalhados pelo mundo.

tek load

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.