Em 2050, segundo um relatório da ONU, cerca de 66% da população mundial irá viver nas áreas urbanas. Isso levou a que o conceito de smart cities e a sua definição pelo uso da tecnologia para melhorar e tornar mais eficiente a infraestrutura urbana tenha ganho força nos últimos anos.

Propostas para tornar Lisboa mais inteligente já estão no terreno
Propostas para tornar Lisboa mais inteligente já estão no terreno
Ver artigo

No Portugal Smart Cities Summit, um evento com a assinatura Green Business Week, pretende-se que os municípios, os Clusters, o meio académico/científico e o meio empresarial partilhem os seus conhecimentos sobre todos os setores que envolvem o conceito emergente de cidades inteligentes.

Os representantes dos 308 municípios do país vão reunir-se na Cimeira dos Autarcas, evento que marca o culminar da Smart Cities Tour, organizada pela ANMP e onde as smart cities vão ser discutidas no seu geral.

A tour nacional do Smart Cities teve início no passado dia 30 de Janeiro e termina a 28 de Março, passando por sete cidades onde irão decorrer workshops sobre várias áreas temáticas como a Mobilidade, Resiliência e a Sustentabilidade económica-financeira, entre outras.

Entre os dias 11 e 13 de abril, também será apresentado o projeto europeu de Sharing Cities, que traz uma nova abordagem para criar cidades inteligentes, promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades e haverá uma conferência sobre análise de dados, a Urban Analytics e dois debates com os temas “A Sustentabilidade Inteligente para o Futuro da Água” e a “Summit da Energia”.

Ao mesmo tempo vão ser apresentados cerca de 200 projetos inovadores e mostras tecnológicas, não só de grandes empresas, como também de municípios e de startups, estando confirmadas mais de 70 até ao momento.

Pode aceder aqui para ver o programa completo do Portugal Smart Cities Summit 2018, evento do qual o SAPO é media partner.