Com mais de 150 inscrições já acolhidas, a segunda edição do GameShifters está mais focada. Este ano pretende encontrar projetos, ideias, tecnologias, que ajudem a revolucionar o sector bancário. Em troca, tem para oferecer prémios entre os 1.500 e os 15 mil euros, às três ideias mais inovadoras, ainda que o dinheiro nem sempre se revele o mais importante para quem tem uma boa ideia e precisa de encontrar o caminho certo para a lançar.



Em 2014 venceram o desafio dois projetos, um foi selecionado pelo júri, outro pelos participantes no evento. Um ano depois fomos ver o que mudou, nas iniciativas que se destacaram na centena de participantes que a edição de estreia do evento conseguiu atrair. Os concursos de ideias e o apoio a iniciativas empreendedoras estão na moda mas que impacto têm na vida dos projetos?


O Portal da Sabedoria e a MyiArts foram os vencedores do primeiro GameShifters. O primeiro é um projeto de formação online, desenvolvido para alunos do secundário e universitários e centrado na disponibilização online de aulas em vídeo, que são produzidas por alunos de mérito. O MyiArts é também uma plataforma online, mas neste caso centrada na divulgação de eventos culturais e artistas.



Ganhar impulso para novos voos
Um ano depois ambos deram mais alguns passos para atingir os objetivos que definiram e dizem que a passagem pelo GameShiferts foi sobretudo uma rampa de lançamento, para a ideia sair do papel, para ganhar notoriedade e para atrair outras oportunidades importantes para desenvolver o negócio.

"Desde a participação no Novabase GameShifters muita coisa mudou", admite Ivan da Silva Braz, CEO da MyiArts. A projeção do projeto foi um dos benefícios mais relevantes e acabou por abrir portas à participação no WebSummit em Dublin, um dos maiores eventos europeus de startups.


No último ano o projeto também foi escolhido para integrar o programa de aceleração do MIT-BGI em Portugal. No âmbito da experiência houve espaço para rever a estratégia, fazer alterações à equipa TI e redesenhar o look and feel da plataforma, que em breve será lançada em Portugal e nos Estados Unidos.


Mesmo antes do lançamento, os indicadores são positivos e revelam que o interesse no MyiArts existe. Há 20 mil utilizadores pré-registados nesta fase de pré-lançamento do site, um número animador mas que é pequeno para as ambições da equipa, que quer chegar ao milhão de utilizadores no final do primeiro ano de atividade.


O investimento é um elemento chave para crescer e para já está garantido. A empresa conseguiu atrair o interesse de um investidor nacional e de um investidor internacional, que vão reforçar o capital disponível e continuar a assegurar recursos para continuar com o projeto.





Focar a estratégia para apontar na melhor direção

Para o outro projeto vencedor da primeira edição do Gameshiferts (escolha do júri), o último ano serviu para amadurecer, ganhar consistência enquanto estrutura e dar foco à estratégia, sublinha Francisco João Lopes, CEO. "A maturidade está refletida num maior planeamento da estratégia que queremos seguir, dos objetivos que queremos alcançar no médio e longo prazo, mas também na consciência de que há ainda muito para fazer, espaço para melhorar e evoluir", acrescenta.


O mentorship é aliás o beneficio mais destacado por Francisco Lopes relativamente à participação num programa de apoio ao empreendedorismo, neste caso o Gameshifters. "Os mentores ajudaram-nos a perceber que não basta só ter uma boa ideia, não baste implementá-la, é preciso saber comunicá-la. E comunicar não é uma tarefa simples". O impulso que a participação numa iniciativa deste tipo dá para começar a transformar uma ideia num projeto concreto também merece o destaque do empreendedor.


Na face visível, o Portal da Sabedoria também mudou ao longo do último ano, lançando um novo site em novembro de 2014, que ganhou informação sistematizada por temas e áreas científicas, bem como novas categorias de conteúdos, como a medicina.




A segunda edição do Gameshifters arranca no próximo dia 13 de março e prolonga-se pelas 24 horas seguintes. A participação é gratuita, pode acontecer de forma individual ou em equipas com um máximo de quatro elementos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira