A aprendizagem de uma nova língua, de novas regras e de uma nova cultura são tarefas que vão fazer parte da vida dos milhares de refugiados sírios que nos últimos meses chegaram à Europa.

A Google quer ajudar no processo e a forma que encontrou de o fazer foi disponibilizando 5,3 milhões de dólares, que vai converter em portáteis Chromebook - um conceito criado pela marca e fabricados por várias empresas.

Os portáteis vão chegar aos destinatários através de organizações não-governamentais que estejam a ajudar refugiados no processo de integração.

A iniciativa da Google enquadra-se no Project Reconnect, realizado em parceria com a NetHope. A educação tem sido um dos mercados por excelência dos Chromebooks, que vêm equipados com várias aplicações neste domínio e que permitem um conjunto de configurações que facilitam esse tipo de utilização.

A diretora do Google.org, Jacquelline Fuller, apontou estas características dos equipamentos como justificação para a doação e para a relevância que a empresa acha que podem vir a ter no processo de integração dos refugiados.

Cada ONG pode receber um máximo de cinco mil Chromebooks. Para solicitar o apoio as ONGs devem recorrer ao site de suporte à iniciativa.