A cidade-berço será palco de um projeto pioneiro em Portugal com a implementação de postes de iluminação inteligentes, capazes de comunicar entre si, com suporte a rede 5G e carregadores de veículos elétricos. O projeto está em execução pelo consórcio Smart Lamppost, composto pelas empresas Ubiwhere, PROEF e Metalogalva, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

O objetivo do projeto é obter comunicação através de postes de iluminação inteligentes, alimentados por rede 5G, e ainda oferecem sistemas de carregamento de veículos elétricos.

No próximo dia 6 de junho, durante a segunda meia-final da Liga das Nações, disputada pela Holanda e Inglaterra, o projeto arranca numa das fanzones criadas em Guimarães. Segundo foi explicado, numa primeira fase os postes inteligentes irão permitir transmitir a partida em alta qualidade e em tempo real, através de streaming suportado pelo 5G.

Esta infraestrutura, que será neutra, ou seja, não estará associada a qualquer operador, vai servir como área de testes para projetos futuros e inovadores, relacionados com as telecomunicações e redes 5G na cidade de Guimarães.

A organização do projeto irá proceder a uma apresentação pública do Guimarães 5G Ready, na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, às 11:00 no Parque da Cidade de Guimarães.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.