
A cidade-berço será palco de um projeto pioneiro em Portugal com a implementação de postes de iluminação inteligentes, capazes de comunicar entre si, com suporte a rede 5G e carregadores de veículos elétricos. O projeto está em execução pelo consórcio Smart Lamppost, composto pelas empresas Ubiwhere, PROEF e Metalogalva, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.
O objetivo do projeto é obter comunicação através de postes de iluminação inteligentes, alimentados por rede 5G, e ainda oferecem sistemas de carregamento de veículos elétricos.
No próximo dia 6 de junho, durante a segunda meia-final da Liga das Nações, disputada pela Holanda e Inglaterra, o projeto arranca numa das fanzones criadas em Guimarães. Segundo foi explicado, numa primeira fase os postes inteligentes irão permitir transmitir a partida em alta qualidade e em tempo real, através de streaming suportado pelo 5G.
Esta infraestrutura, que será neutra, ou seja, não estará associada a qualquer operador, vai servir como área de testes para projetos futuros e inovadores, relacionados com as telecomunicações e redes 5G na cidade de Guimarães.
A organização do projeto irá proceder a uma apresentação pública do Guimarães 5G Ready, na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, às 11:00 no Parque da Cidade de Guimarães.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários