
As fabricantes de smartphones procuram oferecer a melhor experiência de carregamento rápido, investigando tecnologias que permitam carregar o equipamento rapidamente e de forma mais segura. As soluções propostas pelas fabricantes nem sempre são compatíveis entre diferentes marcas de equipamentos, muitas vezes não tirando partido do potencial do carregador quando se troca de marca.
O UFCS (Universal Fast Charging Standard) é um protocolo de carregamento rápido desenvolvido coletivamente por diferentes fabricantes chinesas. Tem como objetivo a criação de um padrão universal que funcione entre diferentes smartphones, de marcas distintas. Este padrão nasceu em 2021 e tinha como principais signatários a Huawei, Oppo, vivo e a Xiaomi.

A nova geração do protocolo é referida como mais rápida, mas também mais segura e com mais capacidade de adaptação. Além das fabricantes chinesas, o protocolo tem uma parceria da China Communications Standards Association, Guangdong Fast Charging Industry Association e a Telecommunications Device Industry Association, que apresentaram o UFCS 2.0 na conferência 2025 Unified Fast Charging realizada em Shenzhen, salienta a Huawei Central.
O novo protocolo tem como base a solução de carregamento rápido de 40 W, com otimizações técnicas avançadas e funcionalidades de carregamento inverso (o que permite um smartphone de uma marca carregar de outra, devido à compatibilidade proposta pelo protocolo). O sistema UFCS 2.0 permite uma melhor comunicação de energia entre os carregadores e os equipamentos. Isto significa que os smartphones podem agora carregar a velocidades mais elevadas sem a necessidade de uma autenticação específica de uma marca entre carregadores e cabos, promovendo assim a interoperabilidade ente os equipamentos.
A Huawei, Oppo e a vivo voltaram a unir-se ao novo protocolo UFCS 2.0, ganhando agora o apoio da Honor. Apesar de não ser mencionado a Xiaomi, a fabricante tinha sido uma das primeiras a adotar a primeira versão. O acordo mutuo, baseado no novo protocolo, tem intenções de autorização de utilização e adoção do novo sistema. As empresas procuram aumentar a eficiência energética dos seus smartphones, mas também prolongar a longevidade de vida das baterias. Ao mesmo tempo, tornar os equipamentos mais seguros e estáveis durante o carregamento.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mario Kart World tem novos modos de jogo e um mundo aberto à exploração -
App do dia
Esta app ajuda a dar os primeiros passos para quem quer tocar piano -
Site do dia
Nova plataforma online Devlogs.gg apoia criadores de jogos Indie -
How to TEK
Como eliminar as passwords guardadas no Google Chrome, Edge e Firefox?
Comentários