Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Google.org, o ramo da gigante tecnológica ligado à filantropia, lançou um novo programa de 25 milhões de dólares para financiar projetos de organizações que dão mais poder a mulheres e raparigas. As iniciativas selecionadas poderão receber até 2 milhões de dólares, além de oportunidades de mentoria e apoio adicional por parte da empresa.
A Google explica que a pandemia de COVID-19 veio exacerbar “um dos desafios mais urgentes que enfrentamos enquanto sociedade”: a desigualdade de género. A crise de saúde pública colocou ainda mais em risco o futuro económico de mulheres um pouco por todo o mundo.
“Globalmente, as mulheres têm quase duas vezes mais probabilidades de perderem os seus empregos devido à COVID-19”, indica Jacquelline Fuller, presidente da Google.org. “As mulheres também estão a suportar de forma desproporcional o trabalho doméstico não remunerado, e cerca de 20 milhões de raparigas em todo o mundo correm o risco de não voltar à escola”.
“Perda de empregos, perda de rendimentos e falta de acesso à educação irão impedir o avanço económico de mulheres e raparigas, especialmente aquelas provenientes de comunidades mais desfavorecidas, ao longo das próximas gerações”, sublinha Jacquelline Fuller.
O novo Impact Challenge quer apoiar as ideias de múltiplas organizações: de programas “que abordam barreiras sistémicas à igualdade económica” a iniciativas “que cultivam o empreendedorismo, desenvolvem independência financeira e muito mais”.
“Temos a responsabilidade coletiva de garantir que as gerações de mulheres e raparigas, independentemente da sua proveniência, possam viver num mundo onde sejam tratadas com igualdade e que alcancem o seu potencial pleno”, sublinha a presidente da Google.org.
Como funciona o Google Impact Challenge?
O processo de candidatura terá duas fases. Na primeira, as organizações terão de apresentar as suas propostas até o próximo dia 9 de abril. As organizações com maior potencial serão depois selecionadas para apresentar informações adicionais sobre os seus projetos na segunda fase.
Os projetos vencedores serão escolhidos por um painel de juradas vindas de mais de 15 países. Em destaque estão figuras como Graça Fonseca, ministra da Cultura; Amanda Gorman, a primeira jovem poeta nacional laureada dos Estados Unidos; Mary Robinson, antiga Presidente da Irlanda e Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Dra. Rigoberta Menchú Tum, vencedora do Prémio Nobel da Paz e defensora dos direitos humanos; ou ainda Jazz Jennings, ativista LGBTQ+ e autora.
As organizações selecionadas serão anunciadas em finais de 2021 e todas as interessadas em participar no Impact Challenge podem fazer a sua candidatura através do website do programa, onde podem consultar também mais informações sobre todos os critérios pedidos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários