O INCoDe.2030 está a realizar um levantamento nacional de iniciativas de capacitação digital. O objetivo é centralizar toda a informação recolhida na Plataforma Digital Skills and Jobs para que tanto cidadãos como empresas e administração pública possam “identificar as oportunidades de formação e desenvolver as mais adequadas às suas necessidades”.
Como detalha o INCoDe.2030 em comunicado, a região de Aveiro foi alvo do projeto-piloto da iniciativa. Os resultados mostram que entidades públicas, privadas e do terceiro setor da região vão promover mais de 100 iniciativas de capacitação digital.
Segundo os dados, 59 das iniciativas foram concebidas para trabalhadores e 14 para empresas, apostando em temas como proteção de dados, cibersegurança ou linguagens de programação. 78% das ações e formações identificadas no levantamento são gratuitas.
Entre as 13 entidades promotoras das iniciativas contam-se nove do setor privado e três do público. Em destaque estão ações promovidas por entidades como a AEVA (Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro), a UNAVE (Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro), a Inova-Ria (Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro) ou a Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA CCI).
“Portugal está ligeiramente acima da média europeia no que toca à utilização da Internet, mas cerca de 15% da nossa população ainda não está online e apenas 29% dos portugueses e portuguesas têm competências digitais acima do nível básico. Há, por isso, um caminho a percorrer”, afirma Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora-Geral do INCoDe.2030.
A responsável realça que o piloto mostra que “a região de Aveiro está a fazer esse percurso a bom ritmo”, com ações que “devem ser mais divulgadas junto da população, de forma a diminuir o número de pessoas que ainda não têm estas competências”.
"O trabalho feito nesta região vai servir de exemplo para um levantamento mais alargado de projetos como estes em todo o território nacional”, afirma Luísa Ribeiro Lopes.
De acordo com o INCoDe.2030, até ao final do ano, vão ser recolhidos dados em todas as regiões e divulgados os resultados do projeto na Plataforma Digital Skills and Jobs.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários