A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação está a organizar a 37.ª Edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), um evento que selecionará a equipa portuguesa para as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), marcadas para este ano na Bolívia, de 27 de julho a 3 de agosto.
As ONI oferecem uma oportunidade única a estudantes dos ensinos básico e secundário, desafiando-os a resolver problemas de programação algorítmica. O concurso divide-se em duas fases: uma preliminar online e uma final presencial, que ocorrerá a 6 de maio no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP). Os 30 melhores da fase online disputarão o título na final, onde serão escolhidos os representantes de Portugal para as IOI.
Desde 2005, a iniciativa tem incentivado jovens a explorar áreas de informática e tecnologia, abrindo portas para carreiras futuras e colocando Portugal no mapa mundial da ciência. Em 2025, o objetivo é superar os resultados da edição anterior, reforçando o interesse e as competências dos participantes.
Portugal participa nas IOI desde 1992, e na mais recente edição da prova, que decorreu de 1 a 8 de setembro, em Alexandria, no Egito, conquistou uma menção honrosa.
O momento ficou registado. Clique nas imagens da galeria para mais detalhes.
A distinção juntou-se a duas medalhas de prata, quatro medalhas de bronze e outras três menções honrosas, conquistadas no conjunto das 10 últimas edições da iniciativa.
As inscrições para as ONI de 2025 estão abertas até 20 de março às 23h59, no site oficial.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários