Uma pesquisa da Net Applications mostra que embora existam em todo o mundo mais dispositivos Android que iOS, cabe à plataforma da Apple a liderança incontestável nos acessos e navegação Web através de smatphones ou tablet PCs. A empresa analisou o tráfego Internet proveniente de dispositivos móveis em 40 mil sites, para concluir que o iOS soma uma quota de 65,2%, contra os 19,73% do Android.



Ao longo do último ano ambas as plataformas cresceram neste indicador, mas no iOS essa evolução é mais representativa e confirma a maior predisposição dos utilizadores do iPhone, do iPod Touch e do iPad para acederem à Internet, um dado que já era avançado por outras pesquisas e que também se explica pelo facto da plataforma Android estar na base de equipamentos de diversas gamas.



Os utilizadores de modelos mais baratos não terão tanto hábitos de navegação na Internet o que, em parte, justifica uma diferença tão significativa em termos de suporte para acesso à Web na plataforma da Apple, que somará qualquer coisas como 350 milhões de dispositivos, e no Android, que já supera os 400 milhões de dispositivos ativos.



A mesma análise aponta ainda o posicionamento neste ranking de outros concorrentes, mostrando que BlackBerry e Symbian continuam a perder terreno para a concorrência, conseguindo pouco menos de 1% ligados com frequência à Web. Como seria de esperar, entre ambas, a queda mais relevante é do Symbian, que tinha uma posição mais representativa no mercado e que foi quase completamente abandonado pela Nokia.



A ferramenta da Net Applcations que permite acompanhar a evolução do acesso à Internet através de sistemas operativos móveis, também possibilita uma análise à evolução de outros indicadores. A empresa reúne dados de quotas de mercado dos principais sistemas operativos e browsers, a que é possível ter acesso a partir da mesma página, de forma gratuita e sem registo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.