Foram apurados os 30 alunos finalistas da primeira fase da edição nacional Olimpíadas da Informática 2022. Os concorrentes vão agora participar numa segunda fase, em provas individuais, marcado para o dia 14 de maio. O evento será realizado no Departamento de Ciência de Computadores, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, usando o mesmo sistema da prova preliminar. O evento regressa às finais presenciais depois de dois anos realizados de forma remota.

A organização é da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação) em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Universidade do Algarve. Para esta edição foram inscritos 114 alunos, sendo muitos deles a sua primeira participação, outros veteranos, do 9º ao 12º ano, distribuídos por todo o país.

Qualificaram-se dois alunos do distrito de Viana do Castelo, um de Vila Real, um de Braga, três do Porto, três de Aveiro, dois de Coimbra, quatro de Viseu, um de Leiria, dois de Santarém e três de Setúbal. Lisboa foi o distrito que mais contribuiu, com oito alunos. Há 15 alunos a frequentar o 12º ano, seis no 11º ano, sete no 10ª ano e dois no 9º ano.

As Olimpíadas da Informática têm como objetivo fomentar o gosto dos jovens estudantes nesta área, contando com o apoio da Ciência Viva, Presidência da República, Fundação Calouste Gulbenkian, FCT e NTT Data Portugal.

A lista dos 30 alunos pode ser consultada no website oficial das Olimpíadas da Informática.

Na primeira fase, o concurso foi realizado através da Internet, aberto a todos os alunos do ensino secundário, consistindo na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, com as soluções a serem submetidas a um sistema de avaliação automático.

Para a segunda fase, os concorrentes que alcançarem as melhores classificações poderão ser selecionados para participar num estágio de formação. No final do estágio serão escolhidos quatro elementos que vão formar a comitiva que representará Portugal nas IOI.

A edição de 2022 das IOI vai realizar-se na Indonésia entre os dias 7 e 15 de junho. Alternativamente, a competição internacional poderá ser realizada online, como aconteceu nos últimos dois anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.