A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) organiza mais uma edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), tendo em vista a participação portuguesa nas próximas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).

Em comunicado, a APDSI explica que a equipa que representará Portugal na edição de 2022 das IOI é selecionada através das ONI, que, este ano, contam com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da NTT Data e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A componente científica da prova será da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

À semelhança do que tem sucedido em anos anteriores, as ONI decorrem em duas fases. A primeira, um concurso realizado através da Internet no qual podem concorrer todos os alunos do ensino secundário, consiste na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, com as soluções a serem submetidas a um sistema de avaliação automático.

Os 30 concorrentes que obtiverem a melhor classificação nesta prova passam à final nacional, que, este ano, será presencial, decorrendo no Departamento de Ciência e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto a 14 de maio.

Os concorrentes que alcançarem as melhores classificações poderão ser selecionados para participar num estágio de formação. No final do estágio serão escolhidos quatro elementos que vão formar a comitiva que representará Portugal nas IOI.

Apesar de ainda não ser conhecida a decisão do Comité Internacional, se tudo correr como planeado, a edição de 2022 das IOI realizar-se-á na Indonésia entre os dias 7 e 15 de junho. Alternativamente, a competição internacional poderá ser realizada online, como aconteceu nos últimos dos anos.

As inscrições para a 34ª. edição das ONI já estão abertas e podem ser realizadas através do website da iniciativa até às 23h59 do dia 21 de abril.