A Teckies é uma startup ligada à área da tecnologia aplicada à educação, que vai arrancar uma série de iniciativas que incluem workshops, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX). O objetivo é ensinar às famílias portuguesas como se constrói e programa um robot. O primeiro evento será em Belém, já neste sábado, dia 2 de março.

O robot humanoide utilizado neste workshop é o JD, da EZ-Robot, e segundo a startup consegue seguir ordens, apanhar objetos, falar, e até cantar. O programa consiste em oferecer a cada família (um adulto e uma criança a partir dos sete anos) um destes robots para “brincar”, aprendendo a programá-lo à sua medida através de um software específico, e orientado por uma equipa formadora.

“Vamos lançar desafios às famílias para que possam, em conjunto, não só ter um primeiro contacto com os robôs e a linguagem de programação, mas também passar uma tarde diferente e divertida, experimentando equipamentos que nem sempre lhes são próximos”, refere Patrick Götz, fundador da Teckies.

O programa terá três horas, e consiste em construir o robot de raiz, ligando as suas diferentes partes, e depois programar os seus comandos. Entre os desafios propostos, as famílias terão de o ensinar a dizer adeus, a reconhecer cores, rostos, ou ações mais complexas como cambalhotas e até fazer o pino.

Os workshops vão decorrer durante os sábados 2 e 23 de março nas bibliotecas de Belém e Penha de França, respetivamente, às 14 horas. No dia 6 de abril arranca às 10:30 na biblioteca Orlando Ribeiro de Telheiras. O custo é de 15 euros por participante, e deverá fazer a inscrição prévia tanto no website da Teckies, como da BLX.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.