O navio Mar Profundo, um dos equipamentos da TEC4SEA de apoio ao teste e validação de tecnologias inovadoras, vai ser lançado ao mar amanhã, pelas 10h00, nas instalações da NAUTIBER, em Vila Real de Santo António.

O evento contará com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Helena Pereira, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve).

A embarcação, concebida de raiz pela NAUTIBER, está equipada para apoiar a investigação multidisciplinar marítima e permitirá o acesso rápido ao mar profundo, reduzindo os custos tradicionais associados a este tipo de missões.

Com um custo de 869 mil euros, a construção do navio foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte, assim como pela FCT através de fundos nacionais.

O navio “permitirá deslocar para os diversos locais de operações no mar as competências humanas multidisciplinares e a capacidade laboratorial e logística que até agora, e de forma autónoma, a TEC4SEA apenas possuía em terra”, afirma José Manuel Mendonça, presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), uma das entidades fundadoras e coordenadora da TEC4SEA.

O responsável destaca também que a embarcação abre “um novo conjunto de possibilidades para o ecossistema científico e económico, reposicionando Portugal neste quadro”.

A TEC4SEA, infraestrutura de investigação reconhecida pela FCT e fundada pelo INESC TEC e pelo Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL), afirma-se como uma plataforma pioneira a nível europeu, vocacionada para a investigação, desenvolvimento, testes e validação de tecnologias para potenciar a Economia do Mar.

Com uma infraestrutura aberta, a TEC4SEA tem a missão de apoiar e acolher a comunidade científica e o tecido industrial, seja nacional ou europeu, no que respeita ao desenvolvimento de tecnologia para a exploração do mar, dos seus recursos vivos e não vivos, potenciando a economia marítima.