A empresa atualizou o portfólio de serviços Google Play com um conjunto de novas APIs, que introduzem mais funcionalidades para aplicar ao universo Android em várias áreas.



A renovação do serviço de mapas "arrasta" boa parte das novidades nesta área, com um nova API para o serviço que garante suporte para um conjunto de funcionalidades, como a vista 3D de edifícios, por exemplo.



O Fused Location Provider e o Geofencing integram igualmente o leque de novas APIs disponíveis na área dos serviços de localização. O Fused introduz o recurso a um modo de localização de baixo consumo, que usa menos de um por cento das capacidades da bateria por hora. É uma alteração que terá impacto nos recursos de bateria consumidos pelas aplicações que tiram partido do GPS.



No mesmo pacote a Google inclui ainda uma API para o Activity Recognition, uma nova funcionalidade que "adivinha" quando o utilizador está a andar, a correr ou a andar de bicicleta e que enquadra a orientação de uma adequação crescente dos resultados dos Mapas às necessidades de cada utilizador. Funciona sem necessidade de recurso ao GPS.



A empresa fez ainda atualizações às ferramentas que permitem garantir a autenticação multiplataforma (Cross Platform Single Sign On) e ao Google Cloud Messaging, lançado no ano passado e já usado em 60% das aplicações do Google Play.



Há ainda uma nova família de APIs para jogos, que permitem antecipar novas funcionalidades para as aplicações deste tipo que cruzam as plataformas Android.



Entre as funcionalidades integradas nesta nova família de APIs, destaque ainda para a possibilidade de mudar de dispositivo e continuar um jogo a partir do mesmo nível; serviços de comunidade que permitem a partilha pública de resultados de jogos; ou novas funcionalidades multijogador.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.