Está em fase de arranque um novo projeto europeu de três anos com enfoque nos sectores aeroespacial e automóvel. Chama-se SCAIRA e tem como objetivo promover a criação e a aceleração de startups nas zonas rurais da região SUDOE, num quadro ecológico.

A iniciativa pretende criar e atrair novos ativos económicos nas regiões rurais, fornecendo simultaneamente respostas inovadoras às indústrias de fabrico ecológico, reduzindo a sua pegada ambiental.

O SCAIRA vai ser desenvolvido por cinco incubadoras localizadas em Portugal, França e Espanha, que disponibilizam a sua experiência e melhores práticas para o centro do plano de ação. No âmbito do programa, serão identificados e definidos desafios industriais, territoriais e ambientais por cinco clusters dos ecossistemas regionais dos parceiros.

Espaço tem 84 empresas em Portugal e soma perto de 140 milhões de investimento em 2023
Espaço tem 84 empresas em Portugal e soma perto de 140 milhões de investimento em 2023
Ver artigo

Para atingir os objetivos, a iniciativa conta com uma rede e conhecimentos de 13 parceiros: Aerospace Valley (França), IMT Mines Albi-Carmaux (França), IMT Mines Alès (França), CARO (França), SOLTENA (França), Airbus Atlantic (França), MOBINOV (Portugal), HIESE (Portugal), CIAC (Espanha), CEEIM (Espanha), FUNDECYT-PCTEX (Espanha), CTA (Espanha) e Renault España (Espanha).

O evento de arranque do SCAIRA decorreu em Toulouse, onde os representantes dos 13 parceiros europeus tiveram a oportunidade de discutir o âmbito do projeto e partilhar os seus pontos de vista sobre as dificuldades que uma iniciativa internacional pode colocar, entre outros.