Tomás Faria, Laura Muliar, Miguel Pereira e Hlieb Boiarkin são os quatro alunos que vão representar Portugal na edição de 2024 das Olimpíadas Internacionais de Informática, que decorrerá no Egipto, entre os dias 1 e 8 de setembro.

Esta é a quarta participação de Tomás Faria nas Olimpíadas Internacionais de Informática, enquanto Laura Muliar representa o país pela segunda vez. Para Miguel Pereira e Hlieb Boiarkin será uma estreia.

A APDSI nota, em comunicado, que os jovens foram consistentemente os quatro primeiros na final nacional, na prova de seleção e na prova das olimpíadas da europa ocidental. A prova final decorreu no passado dia 8 de junho, e desafiou os oito alunos apurados da Final Nacional das ONI 2024 a resolverem quatro problemas.

Clique nas imagens para mais detalhe

Recorde-se que, em 2023 Portugal marcou presença na competição com uma delegação que, pela primeira vez, integrou um elemento do sexo feminino.

Embora não tenha conquistado medalhas, a delegação representou Portugal “com muito orgulho e saber, mostrando o esforço que todos os participantes e professores investiram nesta competição”, referiu a organização na altura.

Ao todo, na edição de 2023 das Olimpíadas Internacionais de Informática, participaram 354 alunos de escolas secundárias vindas de 88 países e regiões. As provas decorreram ao longo de dois dias, com testes que desafiaram os conhecimentos informáticos e algorítmicos dos participantes.

Tendo como público alvo os jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional, as Olimpíadas Nacionais de Informática são um concurso promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A iniciativa conta com a colaboração do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCCFCUP) e da Universidade de Princeton.