Depois de um ano pandémico que obrigou muitos eventos a serem realizados em formato digital, os planos para 2021 não vão ser muito diferentes. Depois de realizar em 2020 um evento totalmente digital, a Associação da Indústria de Videojogos da Alemanha, Koelnmesse, decidiu avançar com mais um evento exclusivo online para este ano. Mesmo apesar da vacinação dar alguma segurança ao evento que é realizado em agosto.

No comunicado, a organização diz ter descartado aquele que seria um evento híbrido, com parte da convenção a ser realizada fisicamente e a outra online. A decisão foi tomada depois de diversas reuniões com os seus parceiros e exibidores, que devido à situação pandémica sentiram grandes dificuldades no desenvolvimento. Além disso, a deslocação à Alemanha acarretava uma série de encargos e planeamento de segurança que muitas não conseguem garantir.

“A Gamescom 2021 será exclusivamente online e gratuita para todos os fãs”, diz a organização, destacando que tem uma nova plataforma disponível com novas funcionalidades. A organização diz que em 2020 contou com diversos sucessos, com mais de 100 milhões de visualizações dos vídeos em todos os formatos e canais, mais de 50 milhões de utilizadores únicos oriundos de 180 países, assim como a participação de 370 parceiros de 44 países.

Ficou ainda prometido que o digital veio para ficar, e que no próximo ano, o conceito de convenção híbrida que tinha sido planeado para este ano vai ser utilizado. “Para a Gamescom 2021, o nosso foco será oferecer ainda mais jogos e chegar a uma maior comunidade de jogadores”, destacando a introdução de um novo conceito chamado Gamescom Epix, que incentiva a comunidade a explorar conteúdos pelas redes sociais ainda antes do começo do evento.

tek gamescom 2021

Relativamente ao “plano de festas”, a Gamescom 2021 quer dar continuidade ao que foi feito no ano passado, começando novamente com o evento Gamescom: Opening Night Live com o conhecido jornalista e apresentador Geoff Keighley, no dia 25 de agosto. O Hub de conteúdos da Gamescom foi relançado com um design mais atrativo e com novas funcionalidades, tanto para parceiros como os espetadores. O evento decorre até ao dia 27 de agosto.

Todas as novidades da Gamescom podem ser consultadas no seu website oficial. A edição deste ano será acompanhada por outro evento Devcom, dedicado sobretudo a developers, com um programa focado na indústria do gaming através de uma plataforma central de negócios.

De recordar que antes da Gamescom, vai realizar-se a E3 2021, que depois do cancelamento total da edição do ano passado, a ESA revelou uma edição totalmente digital para este ano, confirmando as datas 12 a 15 de junho, contando com a presença de parceiros como a Nintendo, Xbox, Capcom, Konami, Ubisoft, Take-Two Interactive, Warner Bros. Games e a Koch Media.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.