O sucesso das consolas está dependente da quantidade de jogos que ficam disponíveis e da qualidade dos títulos produzidos nos estúdios parceiros. Em Portugal foram as consolas da Sony, Playstation 3 e Playstation 2, quem dominaram o número de títulos licenciados, deixando a Xbox 360 na terceira posição e a Wii U muitos furos abaixo.

Segundo os dados da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) citados no último relatório anual do Observatório de Comunicação relativo a 2012, e divulgado hoje, foram licenciados 764 jogos para a PS3 durante o último ano contra os 559 da Playstation 2, uma consola com mais de dez anos de existência e que já está a ser descontinuada pela Sony.

A Xbox 360 teve 516 jogos licenciados durante 2012, assegurando a terceira posição como plataforma com mais novos títulos jogáveis, e superando por larga vantagem os 307 jogos licenciados para PC.

A Wii U, fruto do seu lançamento tardio em novembro passado, teve apenas 42 jogos licenciados enquanto a Wii recebeu 160 títulos jogáveis.

[caption]Consolas[/caption]

Nas consolas portáteis a Playstation Portable (PSP) também lidera, com 306 jogos licenciados, enquanto a Nintendo DS teve 168 e a Nintendo 3DS teve 111 títulos aprovados para venda pela entidade reguladora.

Dos dados revelados a nível de jogos e consolas, destaque para a Dreamcast que no último ano teve dois jogos licenciados e para o Gameboy Color com um jogo aprovado para venda. Durante a última década, entre 2001 e 2012, a Xbox que apareceu como uma nova plataforma de jogo conseguiu ao longo dos anos superar o PC como consola com mais títulos licenciados por sistema agregado (Xbox + Xbox 360), mas ainda atrás da PS1, PS2 e PS3.

Em 2012 Portugal licenciou mais de mil jogos para maiores de 16 anos, um outro dado relevante tendo em conta os 150 jogos aprovados para uma faixa etária acima dos 16 anos que foram registados em 2005.

O mesmo relatório compila ainda dados da área das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação em Portugal, números provenientes da ANACOM e do INE, e que o TeK tem destacado em diversas ocasiões. A totalidade do relatório pode ser consultada no site da Obercom.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.