A Microsoft anunciou que está a colaborar com a Anthropic para criar um kit de desenvolvimento de software oficial (SDK C#) para o Protocolo de Contexto de Modelo (MCP). “O MCP tem sido rapidamente adotado na comunidade de IA e esta parceria visa melhorar a integração de modelos de IA em aplicações C#”, explica a empresa num comunicado.

O MCP é um protocolo aberto, criado pelo Anthropic, que padroniza a forma como as aplicações fornecem contexto aos grandes modelos de linguagem (LLM). Permite a integração entre aplicações LLM e ferramentas e fontes de dados externas.

Foi lançado em novembro de 2024 e foi recentemente atualizado para integrar novas funcionalidades.Permite aos programadores criarem ferramentas e fontes de dados personalizadas que podem ser utilizadas com LLMs.

Uma aplicação de IA pode utilizar o MCP para se ligar a ferramentas e fontes de dados externas, que podem depois enriquecer os dados à disposição do LLM como parte do seu contexto, melhorando capacidades e permitindo-lhe realizar tarefas mais complexas.

Vários produtos da Microsoft já asseguram suporte ao MCP, como o Copilot Studio, o novo modo de agente do GitHub Copilot do VS Code e o Semantic Kernel, exemplifica a Microsoft no comunicado.

O novo kit está a ser desenvolvido como um projeto de código aberto via GitHub modelcontextprotocol, uma forma de facilitar o acesso ao projeto e agilizar a participação da comunidade, admite a Microsoft. A biblioteca está disponível como um pacote NuGet, ModelContextProtocol e nasceu a partir do projeto mcpdotnet.

A escolha da linguagem de programação C# deve-se à sua ampla utilização sobretudo na esfera empresarial, admite a Microsoft, e ao facto de muitos produtos da empresa também a terem como base. A ideia é que o SDK C# “facilite a integração de modelos de IA nas aplicações C# [criadas pelos programadores] e a criação de servidores MCP utilizando C#”.

Entre os produtos da Microsoft escritos em C#, estão por exemplo, o Visual Studio, a maioria dos serviços do Azure, os serviços que alimentam o Microsoft Teams e o XBOX, entre outros. “Todos esses produtos podem beneficiar do Protocolo de contexto de modelo, e o SDK do C# fornece a base para isso”, sublinha a Microsoft.