O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) organiza desde abril de 2020 uma série de sessões online, entre palestras e quizzes, acerca dos mistérios do Universo. A próxima sessão da série “O Universo Online” está marcada para o próximo dia 5 de junho a partir das 21h30.
A palestra online, que será seguida de uma sessão de perguntas e respostas, toma o mote “Por que não anda o Tempo para trás?” e será dedicada à direção do tempo e às suas implicações na compreensão dos processos no Universo. “O facto mais marcante do mundo à nossa volta é que o tempo está sempre a avançar (…) e, por mais curioso que seja, as nossas teorias em física contemporânea não têm resposta para esta questão”, explica o IA em comunicado.
A palesta será liderada por Marina Cortês, investigadora do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), que descreverá o seu trabalho com o cientista canadiano Lee Smolin no estudo da origem da direção do tempo, e como incorporá-la na compreensão do Universo à nossa volta.
A investigadora recebeu em 2011 o prémio europeu de investigação Marie Curie Fellowship e, em 2015, o trabalho desenvolvido em colaboração com Lee Smolin foi galardoado com o Prémio Inaugural Buchalter Cosmology Prize.
Todos os interessados em conhecer mais sobre a temática podem assistir gratuitamente à palesta e participar com perguntas através da transmissão em direto no canal de YouTube do IA, local onde poderão também aceder às anteriores sessões da série “O Universo Online”.
Nota da Redação: O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço comunicou que a sessão foi adiada, ainda sem data definida.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Foguetão Falcon 9 da SpaceX explode ao tentar pousar. Vídeo mostra como tudo aconteceu -
App do dia
Superliminal é um jogo de puzzles que utiliza ângulos de perspetiva para baralhar o jogador -
Site do dia
Relatório da União Europeia traz recomendações para mitigar riscos cibernéticos -
How to TEK
Dê mais cor e animação ao tema do browser de internet Edge através da IA
Comentários