Foram três as equipas da Escola de São Gonçalo em Torres Vedras que participaram na edição deste ano da RoboCup e as três saíram vencedoras nas modalidades em que participaram.
Aquela que é considerada a maior competição de robótica a nível mundial, decorreu entre os dias 28 e 30 de julho na cidade de Nagoya, no Japão, e envolveu cerca de 50 países, com um total de 200 equipas, 3.000 participantes e 1.200 robots.
On Stage (11 aos 14 anos), Soccer Lightweight League (11 aos 14 anos) e Rescue Line (11 aos 19 anos) foram as modalidades da Liga Júnior em que os alunos portugueses participaram, sagrando-se campeões mundiais em nome individual no primeiro caso e em superteam na segunda e terceira modalidade.
Esta não foi a primeira participação de alunos da São Gonçalo na RoboCup. A escola pública, que mantém um Clube de Robótica, participa ativamente nesta competição desde 2007, com as suas equipas a sagrarem-se campeãs mundiais diversas vezes, em várias modalidades.
Os mais recentes “melhores entre os melhores do mundo” no que à robótica diz respeito estão de regresso a Lisboa esta quinta-feira, dia 3 de agosto.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários