O EIT Urban Mobility, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT na sigla em ingês), vai passar a ter um novo hub em Portugal. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as questões de mobilidade urbana e incentivar ideias e soluções inovadoras para melhorar a situação do tráfego e resolver outros problemas de mobilidade no país.

Em comunicado, a BGI - Building Global Innovators, que terá a seu cargo a coordenação do novo hub nacional, explica que a iniciativa permitirá utilizar as cidades portuguesas como laboratórios, de forma a “transformar a mobilidade num processo mais inteligente e os espaços urbanos em locais mais habitáveis”.

O EIT Urban Mobility tem vindo a trabalhar desde 2019 para incentivar mudanças positivas na forma como as pessoas se movem nas cidades e ambiciona ser a maior iniciativa europeia a transformar a mobilidade urbana, sendo cofinanciado até 400 milhões de euros, durante os próximos seis anos, por parte do EIT.

Assim, para assinalar a chegada do hub do EIT Urban Mobility a Portugal, a BGI vai organizar um evento de Open Innovation com vários municípios de Portugal e várias sessões de formação, em conjunto com a IASA e a Thales, empresas parceiras do Hub.

O lançamento está já marcado para o próximo dia 15 de outubro num evento online que vai contar com a participação de Bence Huba, Gestor de Programas RIS do EIT Urban Mobility, Sofia Fernandes, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da BGI, ou ainda Rosário Macário, professora do Instituto Superior Técnico.

Todos os interessados podem inscrever-se através da página do evento na plataforma Eventbrite, onde poderão consultar também toda a programação planeada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.