São seis os projetos finalistas dos Altice International Innovation Award (AIIA) de 2024, distribuídos entre as duas categorias a concurso: “Startup” e “INCLUI” by Fundação Altice.
Aquela que é a oitava edição da iniciativa contou com um total de 91 candidaturas provenientes de vários países, incluindo Portugal, Luxemburgo, Irlanda, Estados Unidos, Alemanha, Polónia, Estónia, Espanha ou Croácia.
Os finalistas são startups em fase de early-stage que apresentam propostas inovadoras em áreas tecnológicas relevantes ou que promovem a inclusão digital e a acessibilidade à comunicação, refere a Altice em comunicado.
Em questão está um montante total de 100 mil euros, alocado entre a categoria “Startup”, num valor de 75 mil euros, e a categoria “INCLUI” by Fundação Altice em 25 mil euros.
Na categoria “Startup” foram selecionadas as startups:
- EfpClinic: Através da inteligência artificial e diagnósticos remotos, a Enhanced Fertility pretende ajudar as clínicas de fertilidade a tomar decisões clínicas sobre o diagnóstico, a triagem e o tratamento com maior probabilidade de resultar em nascimentos.
- N10GLED: Disponibiliza um sistema de distribuição de chaves quânticas (QKD) para comunicações de longo alcance. Proporcionando o mais elevado nível de segurança, fornece chaves ultra seguras para encriptar a informação e garantir a sua proteção.
- Seedsight: Oferece soluções avançadas de avaliação de qualidade para a indústria de cereais e grãos. Ao combinar tecnologias de ponta (dispersão de Rayleigh, IoT e análise orientada por IA), a Seedsight oferece impressões digitais imutáveis de mercadorias, fornecendo informações em tempo real e de alta precisão que permitem às empresas de moagem otimizar os seus processos, reduzir o desperdício e melhorar a qualidade do produto.
Na categoria “INCLUI” by Fundação Altice foram selecionadas as startups:
- Designest: Empresa que fabrica tecnologias de design educativo baseadas na investigação científica para pessoas com necessidades especiais, como o autismo.
- I can hear you, my son!/LYNX: O projeto visa trazer soluções de aparelhos auditivos acessíveis a pessoas com limitações auditivas, tirando partido dos aparelhos eletrónicos de consumo habitualmente utilizados, como auriculares e smartphones. As soluções Lynx têm como objetivo capacitar famílias, instituições de caridade e outras instituições, com soluções auditivas eficazes e de baixo custo, para combater o isolamento e as fases iniciais da demência.
- Multiple Sclerosis Success: Oferece um conjunto especializado de programas de bem-estar online concebidos especificamente para pessoas com esclerose múltipla. O programa oferece educação, apoio, comunidade e recursos para capacitar as pessoas com EM a gerir eficazmente a sua doença, manter um estilo de vida ativo e atingir os seus objetivos de bem-estar.
Além dos prémios monetários, o AIIA oferece a distinção “Born from Knowledge”, que valoriza projetos nascidos do conhecimento científico e tecnológico, com um prémio adicional de 2.500 euros. Este reconhecimento é realizado em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
Adicionalmente, o AIIA conta com parcerias com a Startup Lisboa e a Startup Braga, que apoiam a incubação dos projetos das startups finalistas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários