A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI) vai organizar a 31ª edição das Olimpíadas Nacionais de Informática para apurar a participação portuguesa nas IOI, que este ano decorre no Azerbaijão. Na edição de 2018, Kevin Pucci conseguiu trazer a primeira medalha de prata para Portugal.

Conforme é anunciado no comunicado, a equipa que representará Portugal nas IOI é selecionada através do concurso de informática Olimpíadas Nacionais de Informática. A componente científica da prova é da responsabilidade do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Tal como tem sido hábito, as ONI decorrem em duas fases. A primeira realiza-se através de concurso pela internet, aberto a estudantes do ensino secundário, consistindo na resolução de três problemas de programação de natureza algorítmica, submetendo as suas respostas para avaliação através de sistema automático. Os 30 melhores concorrentes passam à final nacional, que decorre de forma presencial, durante o mês de maio.

Os melhores classificados na prova final irão participar num estágio de formação, realizado em junho de 2019, sendo escolhidos os quatro elementos que formarão a comitiva portuguesa para as Olimpíadas Internacionais da Informática em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 4 a 11 de agosto. Para além de Portugal, estarão presentes cerca de 80 países a disputar a competição informática.

Poderá inscrever-se no seguinte endereço.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.