Chama-se INSPIRA, é um programa de retenção de talento feminino na informática baseado em mentorias e atividades de suporte e vai ter o primeiro evento do ano letivo durante esta semana.

Com o projeto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) pretende atrair, apoiar e reter mulheres estudantes, investigadoras, e docentes na área da Informática, através do suporte ao desenvolvimento das suas trajetórias académicas, promover um ambiente de investigação e académico mais sensível, reflexivo e consciente das questões de género, assim como criar um espaço de partilha de experiências, aquisição de competências e acesso a mentoria, que facilite a capacitação e a promoção de boas práticas.

“É essencial para desenvolver competências, permitir o contacto com role models inspiradores, criar rede, identificar oportunidades de carreira e trocar experiências”, refere Paula Alexandra Silva, professora do Departamento de Engenharia Informática (DEI), citada em comunicado.

“Ao motivar raparigas e mulheres a permanecerem na área da informática e incentivando-as a seguir oportunidades e desafios mais ambiciosos trazemos novo talento para a área da tecnologia, ao mesmo tempo que a enriquecemos com perspetivas diversas, e deste modo, impulsionamos a inovação”, acrescenta.

Com foco nestes objetivos, decorre esta quarta-feira, dia 25 de outubro, o evento “INSPIRA DEI: Trajetórias de Sucesso para mentores/as e mentorandas”, que terá lugar no DEI, a partir das 15h30.

Esta é a primeira iniciativa deste ano letivo no âmbito do INSPIRA e destina-se a todos os interessados em usufruir e contribuir para o programa de mentoria.

O evento irá focar-se na apresentação e explicação do programa, mas também na importância do papel da mentoria e do que se espera de mentores,  mentoras e mentorandas. Serão também reveladas algumas as atividades programadas para ano 2023/2024.

Para participar e saber mais sobre o “INSPIRA DEI: Trajetórias de Sucesso para mentores/as e mentorandas” basta inscrever-se no site do projeto.