"O programa destina-se a empresas e cidadãos ucranianos, cuja proposta implique a utilização de tecnologia espacial para aplicações terrestres", afirmou a European Space Agency Business Incubation Centre Portugal (ESA BIC Portugal).
Além de disponibilizar financiamento, alojamento, apoio técnico e empresarial, a ESA BIC Portugal vai incubar as ideias selecionadas pelo programa “Express Ukrainian Call”.
"A convocatória em modo ‘expresso’ deve-se ao caráter especial desta ‘call’ de apoio à Ucrânia e às circunstâncias que atravessamos. A fase de apresentação de propostas iniciou no dia 30 de abril e termina no dia 26 de maio".
A ESA BIC Portugal é coordenada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e é o centro de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários