
Já na sétima edição, o Qday aborda temas como a inovação, empreendedorismo, modelos de decisão e inteligência económica, contando com um painel de oradores e participantes de várias áreas da economia. João Paulo Carvalho, partner da Quidgest, que organiza o evento, não esconde a ambição de que este seja mais uma vez o momento para alargar o debate e chegar a uma discussão mais estratégica.
“As tecnologias da informação são o setor que mais pode ajudar a desenvolver Portugal, dadas as competências existentes, desde que os decisores tenham consciência do impacto das suas decisões e atuem de forma racional, numa lógica de valorização do que é bem produzido no país”, explicou ao TeK.
Defendendo um modelo de decisão que promova a criação de valor nesta área, João Paulo Carvalho acredita que não são requeridos grandes investimentos financeiros, nem medidas protecionistas. “Um engenheiro informático com três a quatro anos de experiência em Portugal ganha um terço de um recém-licenciado na Alemanha”, exemplifica, mostrando que o custo do trabalho é um elemento que pode ser aproveitado para ajudar a desenvolver a indústria portuguesa de TI.
“O que falta para sairmos desta situação é um modelo de decisão mais coerente, em que se compare e considere da mesma forma as soluções desenvolvidas em Portugal e as que vêm do estrangeiro”, justifica.
Atualmente a oferta de software desenvolvida em Portugal cobre já um espectro alargado de áreas e deve ser colocada no radar dos decisores. A Quidgest vai apresentar no Qday o Catálogo Nacional de Compras Públicas que é um bom exemplo da abrangência de oferta de software nacional.
“As empresas portuguesas têm de ganhar escala e para o fazerem precisam de ter bons exemplos de projetos implementados em Portugal. E existem boas referências em várias áreas, desde o Cartão de Cidadão à Via Verde […] temos de ter mais como estes”, adianta ainda.
O Qday está marcado para 24 de setembro e vai decorrer na Culturgest. A inscrição pode ser feita online.
Nota da Redação: Foi feita uma correção no primeiro parágrafo relativa ao facto de esta ser a sétima edição do Qday.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários