A comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT) lançou uma nova ferramenta para ajudar as startups a promover a diversidade e inclusão, numa iniciativa que conta com o apoio do ScaleUp Porto.

Como explica a PWIT em comunicado, o playbook Diversity, Inclusion & Belonging foi concebido para líderes e equipas de Recursos Humanos que querem saber como construir uma cultura empresarial baseada nestes valores.

O objetivo é mostrar que a diversidade é uma vantagem competitiva para as empresas e que fomentar questões como a igualdade de género pode ter um impacto positivo no crescimento económico global.

O playbook promete também ajudar as startups a fazerem uma avaliação do seu ponto de situação no que diz toca aos temas da diversidade e inclusão, apresenta exemplos que podem servir como referência.

“Em Portugal, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à discussão e promoção deste tipo de temáticas”, afirma Inês Santos Silva, cofundadora da Portuguese Women in Tech. A comunidade espera que a iniciativa possa servir como inspiração e referência às startups que operam em Portugal e que “estas acabem por contagiar positivamente outras tantas”, realça a responsável.

Além do playbook, a PWIT e o ScaleUp Porto lançaram também um conjunto de entrevistas a profissionais do ecossistema português e que incluem recomendações e conselhos às startups.

Entre os profissionais entrevistados destacam-se Ana Sanches, VP of Diversity, Equity and Inclusion na Teleperformance; Filipa Ferreira, Senior Director of People Portugal & Global Employee Experience na Talkdesk; Luis Simões, cofundador da LemonWorks (Mindera); Nádia Cruz, Communication and Marketing Manager na Natixis; Sara Gorjão, Chief People Officer na tb.lx; e Sofia Matos, Head of People & Culture na Infraspeak.

Todos os interessados podem aceder ao playbook Diversity, Inclusion & Belonging, assim como às entrevistas a profissionais do ecossistema português no website da iniciativa PWIT Diversity & Inclusion.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.