O que é uma cidade inteligente e de que forma a administração local e os cidadãos podem participar neste processo de transformação do ambiente urbano? As respostas são dadas num curso online gratuito com uma duração prevista de três horas, que permite aos participantes a gestão do seu tempo. A formação é promovida pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.
Destinada a colaboradores da administração local, eleitos locais, dirigentes, técnicos-superiores, assistentes técnicos e operacionais, a formação online dá a conhecer o conceito de cidade inteligente e o papel do administração local. No curso podem ainda inscrever-se todos os cidadãos interessados em saber o que são smart cities e compreender como podem participar na transformação da sua cidade.
O curso disponibiliza ainda informações sobre a estratégia europeia nesta área e o papel que a administração local pode desempenhar, no contexto da integração europeia.
Apesar de ainda não haver data de lançamento da formação, as inscrições já se encontram abertas, podendo participar a qualquer hora do dia, já que o curso está disponível online 24 horas por dia. A conclusão da formação permite aos participantes transferirem um certificado digital de participação.
A Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas é a entidade formadora do curso, em parceria com a Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais e com o IN+ Center for Innovation, Technology and Polcy Research / Instituto Superior Técnico.
Em destaque
-
Multimédia
Conheça os 20 smartphones mais populares de 2025 e os que se destacam pela duração da bateria -
App do dia
diVine recupera vídeos antigos do Vine e a magia dos loops de 6 segundos -
Site do dia
Easy Tasks transforma links, vídeos e notas online em tarefas organizadas num só local -
How to TEK
Como “apagar” a memória do Copilot com os novos controlos de privacidade?
Comentários