A Smart Cities Tour 2019 arranca hoje em Faro e tem como tema “Economia e Inovação Tecnológica”, pretendendo debater os novos desafios das cidades e apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na sua terceira edição, a Altice Portugal volta a ser parceira tecnológica oficial do evento, que é organizado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, através da Secção Cidades Inteligentes e a parceria com a NOVA Cidade.

Sendo as cidades uma das formas de organização mais resiliente e bem-sucedida, traduz-se como indício relevante do desenvolvimento socioeconómico dos países. O conceito de Smart Cities teve origem com a aplicação estratégica da tecnologia às cidades pelos municípios.

Tal como a Altice Portugal refere no comunicado, “atuar ao nível das Smart Cities é colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, defender o meio-ambiente, agilizar o dia-a-dia das pessoas, famílias e empresas através da introdução de qualidade de vida”. O conceito pretende contribuir ainda para a redução significativa da despesa pública, fomentar o prestígio do país e atrair investimento estrangeiro. A Altice pretende contribuir com a reunião de condições de infraestrutura e tecnologias necessárias ao aparecimento e desenvolvimento crescente das Smart Cities, investindo em tecnologia.

O Smart Cities 2019 disponibiliza conferências e workshops, palco onde a Altice irá demonstrar um conjunto de soluções desenvolvidas pela Altice Labs. Na bagagem leva o Programa Enter de apoio a startups com projetos de R&D; Dataplaxe, uma plataforma de gestão de dados e analítica para as Smart Cities e outros domínios industriais, como um serviço de Cloud. Vai ainda mostrar o Centro de Governação da Cidade, um portal agregador dos parâmetros relevantes dos diferentes domínios funcionais e possibilitando uma atuação em verticais já instaladas.

Leva ainda o Assistente Virtual Multi-Canal, BOT, um conceito que permite “ensinar” bots a responder de forma contextualizada às interações com o serviço de apoio ao cliente. Por fim, irá ainda mostrar o dispositivo City Gateway para facilitar a conectividade e a app Sharing Lisboa, uma aplicação que assenta no sentido de comunidade, fomentando comportamentos sustentáveis através da criação de um Mercado Social Digital para a troca de bens e serviços.

Depois de Faro, o Tour segue para outras regiões do país. No dia 5 de fevereiro chega a Aveiro com o tema “Mobilidade Suave”, seguindo-se Lisboa no dia 27 de fevereiro sob a mote “Cidade como plataforma”, Vila Real recebe o evento no dia 19 de março, “Cidade Circular”, Setúbal (28 de março, “Cidade inclusiva”), Ponta Delgada (5 de abril, “Alterações climáticas”) e Funchal (8 de maio, “Happy City”).

A Tour termina com a Cimeira dos Autarcas a realizar no evento Portugal Smart Cities Summit, nos dias 21 a 23 de maio, na FIL, em Lisboa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.