A plataforma European Policy Hub foi o projeto vencedor do SOLVE THE GAP, a hackathon promovida pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ) em parceria com o Ministério da Educação, no quadro da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, através da plataforma de inovação aberta TAIKAI.

Ao todo, a hackthon de 48 horas contou com 18 equipas com mais de 113 programadores e criativos de toda a União Europeia. Os vencedores foram anunciados pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pela Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

A equipa vencedora, a European Youth Energy Network, composta por Federico Barbieiri, Andrea Milli, Jacopo Sala, Sara Vieira e María Luisa Scarano, recebeu um prémio de 10.000 euros que será aplicado no desenvolvimento da solução, o qual será acompanhado pelo apoio da organização do evento.

Hackathon SOLVE THE GAP
Equipa da European Youth Energy Network.

A European Policy Hub, cuja apresentação está prevista para outubro, quer agregar informação a nível europeu e nacional sobre áreas como a energia, ação climática, saúde, ou transformação digital, explicando de modo simples como funciona a formulação de políticas e como as instituições interagem.

Hackathon quer jovens europeus a desenvolver soluções mais próximas nas decisões políticas
Hackathon quer jovens europeus a desenvolver soluções mais próximas nas decisões políticas
Ver artigo

O objetivo é desenvolver uma solução modular interativa e atualizada que ajude os jovens a compreender o processo de formulação de políticas, descobrir o papel das instituições europeias e nacionais, encontrar oportunidades de voluntariado e de trabalho e envolver-se com organizações juvenis ativas.

“É urgente criar respostas que aproximem os jovens dos processos democráticos, na medida em que isso contribui para aumentar o seu envolvimento na criação e prossecução de soluções para os desafios do futuro”, afirma João Pedro Videira, Presidente do CNJ.