Está terminada a primeira fase dos exames do secundário e embora ainda não se saibam as notas finais, há milhares de alunos que estão agora de papel e caneta na mão, calculadora ou smartphone, a fazer as contas para saber se as notas serão suficientes para entrar no curso pretendido. É altura de conhecer as opções antes de tomar uma decisão, e o Portal Infocursos tem dados atualizados que podem dar uma ajuda.

No site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior há dados e estatísticas sobre os cursos superiores, agora com a informação atualizada, sobre todos os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados integrados e mestrados 2.º ciclo em Portugal. Ao todo são indicadores relevantes de 4043 cursos ministrados em 101 instituições de ensino superior.

Os números são do ano letivo 2019/20, com indicadores comparativos que remontam a 2015, e onde se pode perceber a evolução dos principais dados nacionais.

Clique nas imagens para ver as principais tabelas realizadas com dados que estão no site

O Ministério partilhou os principais dados que decorrem da análise da informação, adiantando que se verifica que aumentou a percentagem de estudantes que continuavam inscritos no mesmo curso 1 ano após ingressarem no ensino superior, tendo diminuído o número de estudantes que mudam de curso e aqueles que saem do sistema de ensino superior.

Novo recorde de licenciados e as áreas de tecnologias de informação e comunicação também crescem 20%
Novo recorde de licenciados e as áreas de tecnologias de informação e comunicação também crescem 20%
Ver artigo

Também se verifica uma redução do número de estudantes que abandona o ensino superior ao fim do primeiro ano, o que acontece de modo relevante nos CTeSP (28,4% de abandono em 2015-16 e 18,7% em 2019-20) e mestrados (19,7% de abandono em 2014-15 e 16% em 2019-20). A tendência é observada noutros ciclos de estudo, ainda que de modo mais ligeiro.

O indicador de inscrição de recém diplomados no IEFP - que denota a situação de desemprego - é também relevante para quem está a decidir qual é a melhor opção de curso. E aqui também se verifica uma redução, com a taxa de desemprego a baixar de valores médios acima de 8% no segundo semestre de 2015 para 4,6% (diplomados de ensino público) e 5,7% (diplomados de ensino privado) no segundo semestre de 2020.

De notar ainda que o número de estudantes estrangeiros inscritos aumentou em todos os ciclos de estudo, representando no último ano letivo cerca de 14% dos inscritos em CTeSP, 13% em licenciaturas e 27,5% em mestrados.

Os indicadores estão disponíveis a partir de hoje no portal Infocursos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.