Os números foram partilhados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que indica que pelo quarto ano consecutivo cresce o número de alunos que terminam ciclos de ensino superior. Esta é a taxa de crescimento anual mais elevada desde o ano letivo de 2006/07.

De entre os 85.799 os alunos que se diplomaram, 57% estão nas chamadas áreas STEAM, de Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática, e o ministério assinala ainda um crescimento de 20% de diplomas em tecnologias de informação e comunicação.

A Direção Geral de Estatísticas em Educação e Ciência - DGEEC, que compila os números, sublinha ainda outros resultados, como o facto de 58% dos novos diplomas terem sido atribuídos a mulheres, 64% a alunos com idade entre os 21 e os 24 anos. O ensino superior universitário é dominante, com 65% de diplomas concluídos, mas o ensino politécnico crescem mais de 7% face ao ano anterior.

Clique nas imagens para ver mais detalhes

O ensino público continua a ser maioritário, com 69.806 diplomados, e as licenciaturas estão em maioria, com 61% dos diplomas. Seguem-se os mestrados com 30% e os cursos técnico superior profissionais (CTeSP) com 6%.

Em contra ciclo o número de novos doutoramentos está a diminuir e representa apenas 2,3% dos total dos diplomas, o que a DGEEC indica que está relacionado com a redução de bolsas de doutoramento financiadas entre 2012 e 2015.

76% dos alunos universitários identificam o bem-estar como um dos principais desafios do futuro

Um relatório global mostra que as preocupações com o bem estar dos alunos estão a aumentar. O estudo Connected Student Report da Salesforce.org mostra uma evolução muito significativa desta preocupação em relação ao ano passado.

As preocupações financeiras (74%) e encontrar um lugar tranquilo para trabalhar (65%) juntam-se ao bem-estar como os principais desafios enfrentados pelos alunos, indica a empresa. "o bem-estar holístico é frequentemente multifacetado e pode ser moldado por vários fatores financeiros e socio-emocionais", refere um comunicado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.