Portugal vai ter oito projetos na competição global World Summit Awards (WSA), onde são distinguidas todos os anos as soluções digitais mais inovadores e com maior impacto positivo na sociedade. Segundo a APDC, a competição engloba mais de 180 países, nas diversas categorias. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Conheça os oito selecionados portugueses por categoria:

WSA Portugal 2025
WSA Portugal 2025

Health & Well-Being - A Virtuleap foi a vencedora, uma uma aplicação de treino cognitivo em realidade virtual, baseada em testes neuropsicológicos validados, que já tem mais de 74.000 utilizadores registados e vários estudos clínicos em curso. A startup já tinha ganho prémios anteriormente

Environment & Green Energy - A BEE2WASTE é uma plataforma de digital twin para gestão inteligente de resíduos urbanos. Já é utilizada em mais de 50 cidades portuguesas, com reduções de até 35% nos custos operacionais. 

Inclusion & Empowerment - A Serviin é um modelo de atendimento em Língua Gestual Portuguesa desenvolvido nos CTT. Disponível em todos os canais digitais e físicos, promove a autonomia e inclusão da comunidade surda.

Culture & Heritage - A Sport TV by Magycal pretende ser uma solução inovadora que transforma os espetadores em criadores de conteúdos desportivos em tempo real, com recurso a inteligência artificial e com a participação do utilizador.

Smart Settlements & Urbanization - A DeepNeuronic é uma tecnologia de inteligência artificial e visão computacional aplicada à segurança e eficiência das cidades. Apresenta um grau de mais de 98% de precisão em produção.

Business & Commerce - O CTT Smart System assume-se como um sistema inteligente de triagem e entrega que moderniza a logística e o e-commerce. Já é responsável pelo processamento de 93% das encomendas.

Government & Citizen Engagement - City as a Platform é uma plataforma no-code de inteligência territorial em tempo real, adotada por 27 municípios, que promove transparência e participação cívica.

Learning & Education - Machine-driven Identification of Talent (Code for All) é uma solução inovadora que utiliza IA e psicometria para identificar talento TIC antes da formação. Já está a ser testada em larga escala no programa Reboot, dos CTT.

“Os vencedores do WSA Portugal 2025 refletem a capacidade de inovação do nosso ecossistema digital, mas sobretudo a sua vocação para criar soluções com impacto real na vida das pessoas e das comunidades. São projetos que não apenas demonstram excelência tecnológica, mas que também respondem a desafios sociais, ambientais e económicos concretos, de forma inclusiva e sustentável”, destacou Sandra Fazenda Almeida, diretora executiva da APDC.

O WSA Global Congress 2025 vai realizar-se em março ou abril de 2026 em Viena de Áustria.