A comunidade Portuguese Woman in Tech (PWIT), a Deloitte e a Polar Insight juntaram-se à Wild Code School para lutar contra a disparidade de género no setor da tecnologia através do incentivo à formação feminina. A escola de programação vai oferecer três bolsas de estudo, num total de 15.000 euros, para o curso de Data Analyst, o qual tem promete uma taxa de colocação superior a 80%.

O recém-publicado estudo da PWIT, em parceria com a Deloitte e a Polar Insight, revela que ainda existe uma grande disparidade de género na área da tecnologia. De 5.000 mulheres inquiridas no “Pioneers”, cerca de metade afirma que é uma minoria nos locais onde trabalha, sendo que uma em cada dez é mesmo a única mulher no seu departamento. A questão salarial é também um dos indicadores da desigualdade vivida: 38% já sentiu que ganhava menos que os seus pares apenas por ser mulher, e 49% já sentiu discriminação nos processos de promoção.

Para muitas das participantes no estudo “Pioneers”, a criação de iniciativas focadas na capacitação de mulheres, à semelhança de escolas de código, é uma das melhores formas de aumentar a paridade entre géneros no mundo da tecnologia, indica a PWIT em comunicado à imprensa.

A formação intensiva oferecida pela Wild Code School quer responder a essa necessidade, oferecendo, a partir de 9 de março de 2020, um curso de cinco meses que permitirá não só adquirir competências técnicas essenciais à função de uma Data Analyst, mas também aprender acerca de ferramentas e linguagens de programação, assim como sobre transformação de dados. Incluída está também uma formação acerca de empregabilidade e apoio para encontrar um futuro trabalho.

As interessadas em dar um passo de entrada no mundo da tecnologia podem candidatar-se na página da Wild Code School. Para habilitar-se a uma das três bolsas de estudo disponíveis as participantes deverão também realizar os tutoriais e exercícios apresentados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.