O teletrabalho imposto pela pandemia da COVID-19 tem obrigado muitos profissionais a investir em num equipamento em que até aqui talvez não tivessem pensado: uma cadeira de escritório confortável. São investimentos caros, e muitas vezes nem se pensa na sua importância até começarem a surgir algumas dores no corpo, aparentemente vindas “do nada”. A postura muitas vezes não ajuda, e o tempo seguido frente ao monitor, sem pausas pelo meio, é outro contributo para a fadiga muscular.

Já abordámos as boas práticas de ergonomia, com pedido de aconselhamento a especialistas na área. “Uma má postura quando se está sentado pode forçar as articulações, particularmente da coluna sendo muito frequentes as dores cervicais e das costas”, explicou ao SAPO TEK o Dr. Nuno Neves, Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

E para além do horário normal do trabalho, o mais provável, é que se desligue do “estado laboral” para entrar no seu relaxamento pessoal, ligando a consola ou o PC, sem sequer sair da mesma secretária. E isso significa acumular ainda mais algumas horas na mesma cadeira. Por isso, esta tem de ser uma prioridade de investimento a curto prazo. É o “trono” que o profissional/gamer tem de escolher, pois existem diversas marcas e modelos, que embora tenham designs semelhantes, podem-se demarcar nos pormenores.

Na galeria conheça algumas cadeiras que estão no mercado e as suas principais características:

Nas escolhas do SAPO TEK as opções variam entre uma cadeira com reforço almofadado para o pescoço, ou com uma almofada para proteger a zona lombar, ou com reclinação total para momentos de repouso.

A variedade é grande, mas há mais critérios a aplicar, como por exemplo o peso que suporta com o utilizador. E isso é um dos motivos para uma cadeira se deteriorar, sobretudo nos apoios das rodas, que com o tempo estalam se não forem pensados para utilizadores mais “pesados”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.