Quando falamos de colunas Bluetooth portáteis, os olhos de uma boa parte dos amantes de smartphones e tecnologia em geral reluzem. A razão é simples: a ideia de termos um gadget que nos permite ouvir música em qualquer parte sem termos de recorrer a um único cabo é muito atrativa. E por isso mesmo acabam por estar no top da "lista de desejos" para este Natal.

Além disso, são tantos os modelos à venda de momento, para todos os bolsos e gostos, que a variedade em termos de formato, design e funcionalidades diferenciadoras é enorme. Há colunas portáteis do género que podem ir à água, outras incluem clips para fixação em todo o lado, muitas integram pegas de transporte e há ainda algumas que reproduzem a forma de outros objetos e até animais.

Contudo, apesar de existirem modelos que cabem no bolso do casaco e não pesam no transporte, as dez sugestões que compõem o grupo de imagens abaixo são diferentes e dirigem-se a um público um pouco mais limitado. Isto porque, em teoria, são alguns dos modelos mais potentes do momento em termos de “emissão” de som.

Como com certeza reparou, neste conjunto estão modelos topo de gama e que podem parecer pouco “portáteis” é primeira vista, por contraponto com outros que ostentam orgulhosamente pegas de transporte, por exemplo. Mas a diferenciação que fazemos está relacionada com a necessidade de serem ligadas à tomada elétrica convencional. Todas elas integram baterias recarregáveis por micro USB através do computador.

Passe pelo nosso Guia de Natal e veja ainda outras sugestões de presentes que garantidamente vão arrancar sorrisos entre amigos e familiares.

Por falar em energia, a autonomia é um fator importante neste segmento, como referimos já a seguir de forma mais aprofundada. Mas além dessa questão existem várias funcionalidades adicionais que deve prezar numa coluna portátil, seja ela para andar sempre consigo ou simplesmente para estar em cima do móvel da sala, se assim o desejar.

Ter uma ligação auxiliar de entrada de som de 3,5 mm é sempre bom, nunca se sabe o que vamos querer ligar à coluna para animar a festa. Por outro lado, a grande parte destes altifalantes pode servir para atender chamadas durante o emparelhamento Bluetooth, em modo mãos-livres, graças à presença de um microfone. Muito útil na cozinha, acredite. Em paralelo, uma porta USB para recarga do terminal móvel é também algo habitual.

Guia de Natal TeK: 11 smartphones de gama média a ter em conta para oferta de Natal
Guia de Natal TeK: 11 smartphones de gama média a ter em conta para oferta de Natal
Ver artigo

Depois, há modelos com comandos e ecrãs táteis bastante funcionais e outros com capacidade para ligação multiroom ou via Partylink, também funcionalidades que podem fazer a diferença em função do tipo de utilização. O poder de som, no entanto, é o fator primordial, certo? A ajudar, saiba que certas colunas fazem equipa com apps móveis que também servem para ajustar as definições de som mais facilmente e de forma automática, até.

A autonomia conta…

Em casa ou na rua, em qualquer modelo disposto na galeria acima há um aspeto a considerar acima de outro, eventualmente: a autonomia. Ou devemos dizer a falta dela? Não tivemos oportunidade de experimentar cada coluna Bluetooth em causa, mas, à partida, o poder de som debitado é elevado.

Da mesma forma, a maioria do tempo de utilização implica um emparelhamento com um dispositivo Bluetooth. Provavelmente um smartphone ou um tablet, mas não nos podemos esquecer que há quem use uma solução do género para “libertar” som vindo de TVs, projetores, portáteis e outros dispositivos que, em teoria, não estão bem equipados ao nível do output de som.

Assim, a capacidade de bateria é uma característica a ter em análise e que deve influenciar bastante a escolha de um modelo. Até porque pode ser este o fator diferenciador entre ter sempre bateria ou estar constantemente a ficar sem som portátil por falta de energia. Num caso ou noutro, um powerbank é um acessório que pode dar uma ajuda.

Por fim, referimos que deixámos de lado modelos que são portáteis em teoria, mas que depois apresentam dimensões e peso que em tudo são incompatíveis com o fácil transporte do altifalante. E também limitámos os preços nos 500 euros, mesmo sabendo que existem colunas Bluetooth portáteis simplesmente magníficas num patamar de valores mais elevado e luxuoso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.