Não foram apenas os computadores que registaram números de vendas recorde no último ano, devido ao isolamento imposto pela pandemia da COVID-19. As vendas de monitores foram catalisadas pela procura de soluções de teletrabalho ou ensino digital para setups que necessitam de pelo menos mais um ecrã adicional. Durante o último trimestre de 2020, o mercado cresceu 16,9% face a 2019, traduzindo-se no envio para as lojas de 39,2 milhões de unidades, estabelecendo um novo recorde desde 2011, segundo dados da IDC.
No que diz respeito à análise do ano completo de 2020, foram distribuídos mais 8,3% face a 2019, naquele que é o melhor ano desde que a especialista começou a fazer o registo de vendas em 2008. De realçar que as empresas que mais se focaram nos modelos empresariais registaram um decréscimo no crescimento durante 2020, nomeadamente a Dell e a HP, ao passo que as marcas que apontaram ao consumidor cresceram face ao ano anterior.
A Dell lidera o mercado dos monitores a nível global, registando um crescimento no último trimestre de 2020 de 6,2%, mas não foi o suficiente para sair do negativo no balanço total do ano, em menos 0,1%. Ao todo contribuiu com 26.434 unidades durante o ano. A HP assumiu-se como a segunda, no último trimestre, mas o crescimento baixou 0,6% neste período, e olhando para o ano, menos 0,7%. Mais uma vez, nas duas empresas que se focaram no mercado empresarial. Os empregados das empresas adotaram o teletrabalho durante todo o ano, afetando assim as vendas deste segmento.
Marcas como a TPV, a Lenovo e a Samsung compõem a tabela das cinco fabricantes que mais se destacaram em vendas durante o último trimestre, contribuindo para uma performance anual de liderança. A IDC destaca ainda que a falta de stock de componentes durante o primeiro semestre de 2021 pode mexer na oferta, assim como o trabalho hibrido no futuro vai ditar as tendências.
Na sua análise refere ainda que, em termos geográficos, o mercado dos Estados Unidos ultrapassou a China em 2020, esperando continuar assim nos próximos tempos. Na sua previsão, estima que os Estados Unidos e Europa vão ajudar a um crescimento global do mercado de 8,7% em 2021, mas vai recuar bastante em 2022, e depois começar a recuperar em 2023 até 2025, mas longe dos números atingidos entre 2020/21.
Depois dos números que salientam o crescimento gigante dos monitores em 2020, conheça algumas propostas de monitores que chegaram recentemente ao mercado para melhorar o seu setup, seja para jogar, estudar ou trabalhar:
1 – Huawei Display 23,8 – 159 euros
O novo monitor da Huawei, o Display de 23,8 polegadas, é o primeiro ecrã da marca chinesa a chegar a Portugal. A marca chinesa apostou no desenvolvimento de monitores de PC sem moldura, usando tecnologia FullView da marca. O ecrã IPS tem uma resolução de 1080p, uma gama de cores de 72% NTSC2 e certificação de conforto ocular TÜV Rheinland para redução da luz azul e Flicker Free. Promete ainda 72% da gama de cores NTSC, contraste de 1000:1 e ângulo de visão de 178 graus. A fabricante afirma que este monitor serve para trabalhar, ver um filme ou jogar.
2 – Lenovo ThinkVision T24t – 339 euros
Sobretudo direcionados ao ensino, o monitor ThinkVision T24t tem um ecrã tátil com 2.880 sensores, com um tamanho de 23,8 polegadas. Suporta ligações de outros equipamentos através de uma entrada USB-C, com alimentação até 75W. O monitor tem uma inclinação ergonómica, procurando mitigar as consequências de má postura ou várias horas em frente ao ecrã. Além disso, tem tecnologia de baixas emissões de luz azul nociva, certificada pela EyeSafe e a TÜV Rheinland.
3 – Samsung Smart Monitor LS32AM700URXEN – 399 euros
O Smart Monitor da Samsung pretende adaptar-se a todos os momentos de utilização do dia-a-dia, do trabalho ao lazer. O que o torna distinto é a sua tecnologia Wireless DeX, que permite aceder a conteúdos diretamente do smartphone, seja para ver filmes ou ver fotos no grande ecrã, assim como participar em videoconferências. O monitor suporta também o AirPlay 2 da Apple, ligando os equipamentos da empresa da maçã sem fios. E a tecnologia Adaptative Picture permite que o brilho do ecrã se adapte à iluminação ambiente, através de um sensor.
4 - AOC 27P2C IPS 27 – 229,90 euros
O AOC 27P2C é um monitor projetado para profissionais e tem um ecrã IPS de 23,8 polegadas, sem molduras em três lados. Tem ainda um Switch KVM (teclado, rato e vídeo), assim como um hub de 4 ligações USB 3.2, tornando-se assim um verdadeiro “canivete suíço” de conetividade. Tem ainda HDMI, DisplayPort e USB-C. Para que possa utilizar o ecrã em diversas posições, o modo pivot permite rodá-lo em 180º, passando do modo paisagem para retrato, especialmente útil na edição.
5 – BenQ EX3200R VA – 397,90 euros
Este monitor curvo tem 31,5 polegadas e destaca-se pelo aumento do campo de visão nos videojogos, ideal para títulos de condução ou mesmo de combate. Mas esta proposta da BenQ pretende ainda oferecer uma experiência superior a ver filmes, graças ao modo Cinema, que afina os tons e brilho. Sendo um monitor especialmente dedicado ao gaming, conte com um ecrã com uma taxa de atualização de 144 Hz. A tecnologia anti-cintilação da BenQ e de redução da luz azul nociva, prometem uma oferecer maior conforto durante sessões mais prolongadas.
6 – Dell S3221QS 4K – 369,90 euros
O Dell S32221QS foi desenhado para os amantes do gaming em mente, mas também os profissionais que necessitam de mais área disponível para trabalhar. Trata-se de um monitor com ecrã curvo a 4K, com tecnologia IPS e uma cobertura de cores sRGB de 99%. Para os jogadores mais exigentes, conte com a tecnologia AMD FreeSync, assim como colunas duplas de 3W incorporadas. E tendo em conta o tempo que se passa atualmente frente ao monitor, tem certificado TÜV Rheinland para redução da luz azul nociva e imagem sem cintilação através da tecnologia ConfortView. Conte ainda com diferentes conexões, incluindo 2 USB-A 3.0, 1 USB-B 3.0, 2 HDMI 2.0, 1 DisplayPort 1.2 e ainda jack de 3,5 mm para auscultadores.
7 - HP 24FW FHD – 149,99 euros
A aposta num preço acessível não torna este monitor da HP menos moderno que outras propostas. Tem linhas simples, desde a sua moldura fina ao design em alumínio O seu ecrã IPS tem 23,8 polegadas com retroiluminação LED, para uma resolução até 1080p a 60 Hz. O monitor pode ser utilizado para gaming, considerando que tem tecnologia AMD FreeSync, para baixa latência, e uma promessa de grande nitidez e clareza de imagem. Tem ainda um painel antirreflexo, mantendo imagens visíveis mesmo em locais perto da janela, muito claros, e conta ainda com o modo low blue light, que reduz a luz azul nociva aos olhos.
8 - Acer KG241QS – 159,99 euros
A linha de monitores KG da Acer apresenta um design bastante apelativo, desde o suporte de mesa, em tom vermelho, às suas molduras muito finas, abrindo uma maior área de ecrã para jogar ou ver filmes. O monitor oferecer AMD FreeSync e alguns dos modelos da linha receberam a distinção Intel Extreme Masters, tornando-o uma boa proposta para eSports. Para quem joga muito tempo, tem tecnologia de redução de luz azul e um design ergonómico em que pode regular a inclinação entre -5º a 15º, para aliviar a tensão no pescoço e cabeça.
9 - Asus ProArt PA248QV – 254,99 euros
A Asus tem uma vasta linha de monitores para gaming, mas este ProArt PA248QV, como o nome indica, foi concebido para os profissionais do design, música e vídeo. O ecrã de 24,1 polegadas, com um rácio de imagem de 16:10, tecnologia IPS e uma resolução de 1920x1200 demonstram de imediato que não tem os padrões mais habituais. E a calibração de cores oferece compatibilidade 100% sRGB e outras normas (100% Rec.709, Color Accuracy ΔE < 2, e verificação Calman). Tem parâmetros de cor ajustáveis e possibilidade de criar predefinições para utilizadores avançados.
10 - LG FHD 32MN500M-B – 199,99 euros
A LG apresenta mais um monitor para gaming a um preço acessível, com os mimos habituais: tecnologia IPS com Trie Color para manter a qualidade de imagem a partir de qualquer ângulo. E a tecnologia Flicker Safe reduz a cintilação no ecrã quase ao nulo, prometendo jogar e trabalhar com mais conforto ao longo do dia. A tecnologia Dynamic Action Sync diminui o delay das imagens, juntamente com o Black Stabilizer, que nos jogos FPS permitem ver as cenas mesmo escuras, detetando os inimigos com maior facilidade. Por fim, pode ser ativada uma mira no centro do ecrã para melhorar a precisão de tiro, durante as partidas de ação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários