Muito se falou nos últimos dias de Redes de Nova Geração, mas as ofertas comerciais para o cliente individual estão para já limitadas ao Clix Fibra da Sonaecom e ao Zon Net wideband, embora se espere para breve novidades da parte de outros operadores.
Ainda muito circunscritas em termos de alcance geográfico - restrito a algumas zonas de Lisboa e Porto - estes serviços suportados em Fibra e em Cabo + Fibra podem ser interessantes para quem procura um pacote combinado de Internet+Telefone+Televisão.
Mesmo sem a garantia de chegar aos prometidos 100 Mbps - como era de esperar - as velocidades de download e upload são superiores às dos serviços de ADSL e Cabo mais rápidos e valem a diferença de pouco mais de uma dezena de euros, sobretudo para quem faz muitos downloads e é utilizador frequente de streaming. Até porque o tráfego é ilimitado...
Verifique aqui os traços gerais das ofertas e a principal diferenciação entre a Zon e a Sonaecom, para além da tecnologia de base, claro.
Clix Fibra
A Sonaecom foi pioneira neste lançamento com a oferta comercial a ser anunciada em Setembro do ano passado. As zonas cobertas têm vindo a ser actualizadas, assim como os pacotes, cujos preços parecem ter promoções consecutivas...
Só o pacote XXL do Clix Fibra promete velocidades de 100 Mbps, ficando-se os restantes pelos 50 Mb (o pack XL) e 30 Mb (Pack L). Por 99,9 euros por mês (que era de 64,9 euros para quem aderisse até 31 de Março), os clientes têm acesso a 100 canais de TV, chamadas ilimitadas 24 horas por dia para números fixos nacionais e de 16 países e 25 GB de email (até 30 caixas de correio).
A velocidade de download é de 100 Mbps e a de upload de 10 Mb, mas apesar de faltar o "até" não é garantido que se consigam estes débitos. Dentro dos períodos de promoção (que devem voltar a ser renovados) o tráfego é ilimitado, mas para o "comum dos mortais" que não espere pelo momento certo o limite fica nos 200 GBytes por mês.
Quem não quiser os canais de televisão tem ainda a possibilidade de subscrever um pacote de Internet + Telefone por 69,9 euros por mês (ou 49,9 euros em período de promoção), com as mesmas características de ligação Internet e de chamadas gratuitas para a rede fixa e 16 países - EUA, Canadá e 14 países da UE.
Os interessados podem verificar se o serviço já está disponível na sua zona neste link.
Zon Net wideband
A Zon aproveitou o momento de assinatura do protocolo do Governo com os operadores para as Redes de Nova Geração para lançar comercialmente o serviço de 100 Mbps, que andava a testar há alguns meses. O problema da limitação geográfica é semelhante ao do Clix mas a empresa garante que será fácil escalar o serviço na sua rede e quer actualizar 90% rede ainda este ano.
A primeira oferta separava o serviço de TV, que era obrigatório, mas em Fevereiro a empresa avançou com o triple play.
A Zon tem na Net Wideband dois pacotes, um de 100 Mbps e um de 50 Mbps. A velocidade é mesmo a única diferença porque ambos dão acesso a 93 canais de TV e chamadas ilimitadas. O tráfego é ilimitado só para os 100 megas.
O custo mensal para 100 megas é de 64,99 euros mas passa a 69,99 ao fim de 12 meses.
E fica mais uma nota para quem “carrega” muitos conteúdos: a velocidade de upload é de 6 Mbps, ao contrário do Clix que "dá" até 10 Mbps.
Para verificar se está numa zona coberta pelo serviço pode experimentar o seu código postal neste site
Contas feitas as duas opções ficariam equiparadas para quem quisesse esperar por um período de promoção do Clix Fibra. Mas infelizmente esta não é a forma certa de escolher.
Como a grande limitação está na cobertura geográfica se quiser acelerar para os 100 megabits o melhor é ver primeiro se tem algum dos serviços disponíveis na zona da sua residência...
Nota da Redacção: [2009-04-03 9:24] Foi corrigida uma pequena gralha no texto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários