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Num ano recheado de temas polémicos, de grandes apresentações de produtos, de solidificação de tecnologias e do aparecimento de novas tendências, as consolas de nova geração conseguiram "minar" todo o ano de 2013. Cada informação que se ia descobrindo, antes da introdução oficial das máquinas de jogo, conseguia ombrear com a máquina de rumores criada por outros gadgets como o iPhone e o Nexus.

Afinal, está-se a falar numa das maiores indústrias do entretenimento, conseguindo superar em determinados pontos a própria indústria cinematográfica.

Apresentada no final de 2012, foi em 2013 que a Nintendo Wii U mostrou ao mundo o que valia, tanto em características únicas como o GamePad, como na qualidade de jogos como Super Mario 3D World, Wii Fit U e Rayman Legends. No TeK o ano começou justamente com a análise à consola.

Enquanto se ia discutindo o que é que a Nintendo tinha feito de bem e de mal na sucessora da muito bem sucedida Wii, muitos já tinham a cabeça na nova PlayStation e na nova Xbox.

Em fevereiro lá chegou a PlayStation 4. Integração social, integração com a mobilidade e possibilidade de jogo através da cloud foram as grandes vantagens que a Sony proclamou para a sua nova consola. Mas a mensagem principal foi a de que a PS4 é dedicada aos jogadores.

A mensagem parece ter sido passada com sucesso já que o sistema de jogo da tecnológica japonesa vendeu um milhão de unidades em 24 horas, tendo vendido outro milhão de unidades nos dias seguintes.

Apesar de em Portugal a PlayStation ter uma quota de mercado superior a 60%, desengane-se quem pensa que o título de melhor consola já está entregue. Ao mercado nacional a Xbox One ainda não tem data de chegada, mas lá fora também está a arrebatar corações: igualmente um milhão de unidades nas primeiras 24 horas, outro milhão nos dias que se seguiram.

A nova consola da Microsoft foi apresentada em maio e apesar de apresentar uma potência gráfica em tudo semelhante à da PS, passou uma mensagem mais centrada na missão de ser um centro multimédia e de entretenimento. Enquanto as novas funcionalidades da PlayStation estão relacionadas com o jogo, as da Xbox estão mais viradas para a televisão digital e para as capacidades multitarefa.

O Kinect também vai jogar muito a favor da Xbox, já que está mais preciso e capaz do que nunca.

No final quem pode fazer pender a balança serão os estúdios de produção, a qualidade dos jogos e a capacidade de atrair exclusivos. O apoio aos developers independentes também vai assumir uma importância acrescida.

O ano de 2013 também ficou marcado por um elemento de destaque: o facto de a Wii U só ter começado a ser bajulada por muitas publicações depois das análises feitas à PlayStation 4 e Xbox One. Já se sabe que a longo prazo a consola da Nintendo não vai conseguir competir ao mesmo nível que as máquinas rivais, mas no momento, no agora, a Wii U tem argumentos suficientes para igualar e até suplantar em alguns pontos a PS4 e a Xbox One. Mas o contrário também acontece.

Enquanto não se sabe qual a consola que vai sair vencedora desta nova geração, sabe-se pelo menos uma coisa: as consolas aproximaram-se como nunca dos PC, sobretudo a nível de especificações técnicas. Mas ao mesmo tempo distanciaram-se dos computadores, ao apresentarem características únicas para o gaming.

Apesar de esta revisão ser dedicada às consolas de nova geração, é preciso recordar também o que aconteceu nas consolas portáteis e no gaming casual, que foi ainda mais dominado pelos dispositivos móveis como smartphones de grandes dimensões e tablets cada vez mais levez e "agarráveis".

Nvidia Shield, PlayStation Vita TV, Ouya, Nintendo 2DS são exemplos de como as grandes marcas estão a combater o jogo mobile. E perguntem à King se o sucesso Candy Crush não trouxe rios de dinheiro à empresa.

Mas a coroa, essa, tem que ir para Grand Theft Auto V. Sem dúvida um dos lançamentos do ano, situação coroada com os sete recordes atribuídos pelo Guiness.

Em 2013 ficou-se também a saber que Portugal está entre os países que mais pirataria de jogos faz, que as vendas digitais já superam as vendas físicas e que existem empresas tecnológicas como a Google e a Amazon que podem estar a preparar consolas próprias.

Tendências que prometem um ano de 2014 animado no segmento do gaming.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico