Hoje dedicamos algum espaço a aplicações portuguesas lançadas recentemente que podem dar uma ajuda a quem anda a precisar de equilibrar as contas. Gerir melhor as finanças pessoais ou ajudá-lo a encontrar os melhores preços são algumas das promessas associadas.



Mas também há propósitos mais simples, como ter sempre à mão o número fiscal para pedir fatura. A poupança aí não será imediata mas (se tudo correr bem) irá refletir-se na liquidação de IRS do próximo ano.



Começamos pela Boonzi, já referida aqui no TeK. Lançada já este ano, esta nova app da Webfuel propõe um apoio na gestão do orçamento mensal de um utilizador ou de uma família.



Integra com as contas bancárias do utilizador- de vários bancos - e por essa via garante a importação da informação de extratos e movimentos para considerar nas contas do mês e facilitar a análise de dados.



Com esta informação constrói relatórios que dão números exatos sobre os gastos em cada área e ajuda a criar orçamentos que definem objetivos mensais de poupança.



A app, garantem os promotores, tem a capacidade de ir aprendendo com o utilizador a classificar automaticamente as despesas e receitas previstas. Segundo a mesma fonte é a primeira aplicação do género totalmente desenvolvida em Portugal.



A Boonzi pode ser instalada a partir do site da empresa e custa 39,90 euros, valor que dá acesso a uma licença vitalícia e que permite usar o produto num máximo de três computadores, Windows ou Mac.



O preço foi aliás o aspeto mais comentado (e criticado) pelos leitores do TeK quando apresentámos a app em fevereiro. No entanto, quem tem dúvidas relativamente ao valor da proposta pode sempre experimentar gratuitamente antes de decidir se pretende comprar.

[caption]Bonzi[/caption]

Numa lógica idêntica mas restrita às faturas que chegam todo os meses para pagar, o m.Faturas é uma espécie de auxiliar de memória para evitar esquecimento no pagamento da conta da água, da luz, do gás ou da Internet.



A app permite registar as referências de pagamento multibanco das faturas domésticas o que, só por si, não é propriamemente uma forma de poupar, mas será certamente uma forma de garantir que não paga mais que o necessário, porque cumpre o prazo.



Quando é preciso fazer o pagamento tem lá a informação necessária e tem também a garantia que não se esquece de pagar antes da data limite, já que a app avisa-o quando se aproximar a data.

[caption]MFaturas[/caption]

E se "sacar" o cartão de cidadão da carteira e debitar o número de contribuinte quando faz uma compra pode parecer simples, há aplicações que fazem pensar duas vezes. E com razão, é que encontrar um número de contribuinte até pode ser fácil, mas e se tiver de recorrer frequentemente a vários?



Com a introdução do novo sistema de comunicação de faturas e a obrigatoriedade no pedido deste comprovativo de pagamento, abriu-se a oportunidade e alguns programadores aproveitaram. Peça Factura é o nome da aplicação criada pela Eleven Systems e não é difícil explicar o que faz: regista o número de contribuinte, morada e email e dá acesso a esta informação através de um clique.



É possível registar este tipo de informação várias vezes e referente a diferentes contribuintes, como familiares, amigos ou empresa. É ainda possível gerar um código EAN (código de barras) ou um código QR com a informação registada para a comunicação automática dos dados por outras aplicações. Está disponível para Android e iOS e tem versão paga e gratuita.

[caption]Peça factura[/caption]

Deixamos também uma nota para a Descontos Pro. A ideia aqui é ajudá-lo a ser rápido nas contas quando entra numa loja e vê produtos em promoção. As mensagens de marketing podem influenciar e por isso nada como ter à mão uma ferramenta que lhe dê números rápidos sobre o valor dos descontos que lhe são apresentados.



Uma calculadora também serve é verdade, mas aqui a vantagem será o acesso rápido à app e à possibilidade de fazer as contas a vários descontos numa mesma operação, destaca o autor. O Descontos Pro está disponível para iOS e Android.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Neste domínio da análise de preços há ainda outra opção que pode interessar. A app SAPO Preços junta a PT ao KuantoKusta para levar para uma aplicação Android a tecnologia de comparação de preços que aquele site já oferece onlijne.



Na base de dados há milhares de produtos, que podem ser pesquisados por categoria, marca, referência ou código de barras. Através desta opção o utilizador pode alinhar o código de barras de um produto com um retângulo que surge no ecrã e fornecer por essa via a informação necessária para desencadear a pesquisa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Boas poupanças e já sabe, se tiver mais sugestões partilhe.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Nota de redação: Este artigo foi originalmente publicado em janeiro de 2013.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.