Está na reta final mais uma edição do concurso anualmente promovido pela Vodafone. Criado para fomentar o desenvolvimento de aplicações e projectos móveis por start-ups, a iniciativa realiza-se numa primeira fase a nível nacional e, encontradas as melhores aplicações em cada país, segue para uma versão internacional que coloca em confronto direto as melhores apps de cada país.



Portugal tem conseguido bons resultados no desafio, quer pelo número de candidaturas a concurso, quer pelos resultados conquistados. Na edição do ano passado o vencedor final do Mobile Clicks foi a portuguesa CardMobili, com a sua aplicação móvel para a gestão de cartões de fidelização.



Nesta edição 2011 já está escolhido o finalista português que irá representar o país na vertente internacional da competição. Saiu de um leque de cinco apps/projectos consideradas pelo júri os melhores a concurso.



Hoje passamos em revista os cinco finalistas e as suas propostas, deixando o convite aos leitores para estas experiências made in Portugal que, a conseguirem trilhar caminho idêntico ao da CardMobili, ainda vão dar muito que falar.



A portuguesa Hole 19, com a aplicação com o mesmo nome, é a grande vencedora nacional. Dirigido a golfistas e treinadores de golfe, a aplicação regista e analisa o progresso de um jogador, sozinho ou em conjunto com o seu treinador. Permite treinar jogadas e receber aconselhamento relativamente ao melhor taco para cada situação.



Como o TeK já teve oportunidade de explicar numa notícia em que referia a aplicação, esta tem carregados a maior parte dos campos nacionais e em breve permitirá praticar também a modalidade em campos espanhóis e de outros países. Está disponível via web e mais recentemente como aplicação móvel para o iPhone.



A Hole 19 foi eleita como a melhor candidatura portuguesa pelo júri de seis membros que avaliou as diversas propostas, tomando decisões com base em critérios como originalidade e inovação, viabilidade técnica e financeira, valor para os utilizadores e qualidade da equipa de gestão.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre as cinco melhores aplicações nacionais em prova está também a nPolls da AppGeneration, que se destacou como solução de sondagens online. Dirige-se a empresas ou utilizadores particulares que pretendam lançar um inquérito público e promete tornar simples algo geralmente complexo.



No site oficial a empresa mostra a aplicação, disponível na App Store da Apple, e a forma como pode ser personalizada para servir diferentes objetivos e dar suporte a vários tipos de inquéritos.



[caption]Nome da imagem[/caption]

A mesma lista integra a Mobizy. O mercado empresarial é o destinatário deste projeto móvel português, que promete facilitar a vida às organizações que pretendem tirar partido das tecnologias móveis para gerir os seus negócios. A Mobizy é uma loja de aplicações focada nas ferramentas dirigidas a áreas específicas do negócio (vendas, CRM, etc), tendo em vista um público não técnico.



No site oficial já estão listadas várias aplicações. Disponíveis para subscrição estão o Mobizy Sales e o Mobizy CRM. Mais soluções já estão listadas mais ainda indisponíveis para subscrição. Como o projeto está em beta, as aplicações que ficam disponíveis - para já apenas desenvolvidas pela equipa Mobizy - podem ser usadas sem custos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Falta ainda referir o Weddar e o Wizdee. O primeiro é uma app para a partilha de informação sobre a perceção de cada um relativamente ao tempo que faz num determinado local.



Os autores definem o Weddar como uma aplicação feita pelos utilizadores e para os utilizadores, baseada numa espécie de rede social do tempo que, através de um código de cores, permite a quem a usa explicar o que sente sobre determinadas condições meteorológicas.



A app portuguesa está atualmente disponível na App Store da Apple, mas durante este trimestre deverá ganhar também uma versão para Android, tendo em conta a informação disponibilizada pela empresa há alguns meses.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Fechamos com a Wizdee, que chamou a atenção do júri com uma solução inteligente de zapping para TV. Esta propõe-se alinhar o serviço com base em parâmetros de perfil do utilizador, ou da sua rede de amigos. Um vídeo mostra a aplicação em acção.

O vencedor do Mobile Clicks 2011 será conhecido em Setembro, após a final, agendada para 15 e 16 desse mês no festival de media, entretenimento e tecnologia PICNIC, que se realiza em Amesterdão na Holanda.



Vão a prova propostas móveis de start-ups da Alemanha, Espanha, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Turquia. As três melhores recebem um prémio no montante de 225 mil euros. O primeiro classificado ganha 150 mil euros, o segundo 50 mil e o terceiro 25 mil euros.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico