As três versões do iPad mostraram-se dominantes no segmento de mercado de tablets, e nas dimensões de ecrãs a rondar as 10 polegadas, mas a Apple prepara-se agora para desafiar os concorrentes que procuraram ganhar terreno em nichos de mercado de dimensões mais pequenas, e preços a condizer.

O novo modelo que a empresa da marca da maça deverá lançar amanhã concorre num mercado onde há (literalmente) dezenas de alternativas de tablets com ecrãs de 7 polegadas, sobretudo com sistema operativo Android, mas não só.

E apesar do preço ser ainda "oficioso", tudo indica que deverá rondar os 250 euros, mais elevado do que algumas propostas que já estão à venda no mercado norte americano e também no português, mas dentro do intervalo de valores médios de alguns tablets mais consistentes.

Entre a concorrência, o novo iPad Mini vai bater-se de forma aguerrida com o Nexus da Google, que na próxima semana deverá apresentar novas propostas em várias dimensões.

A Google já tem à venda um modelo de 7 polegadas, o Google Nexus 7, fabricado pela Asus e vendido a um preço a partir de 199 euros, na versão com 8 GB de memória. O tablet começou a ser vendido nos Estados Unidos, mas poucas semanas depois a comercialização foi estendida a alguns mercados europeus, onde ainda não se inclui Portugal.

[caption]Nome imagem[/caption]

Entre as novidades esperadas no anúncio marcado para a próxima segunda feira conta-se um tablet de 10 polegadas fabricado pela Samsung, mas também um "upgrade" à versão de 7 polegadas, com mais memória e 3G integrado, que fazia falta ao atual equipamento, limitado à conetividade Wi-Fi.

Nos últimos meses chegou a haver rumores de que a Google se preparava para lançar um tablet a 99 dólares, que na altura foram desmentidos pela Asus, mas que podem vir a realizar-se.

Outro dos concorrentes de peso é o Kindle Fire, o eBook/tablet da Amazon que ainda só está à venda também em alguns mercados, uma lista onde Portugal não está incluído.

[caption]kindle fire[/caption]

A empresa de Jeff Bezos começou por experimentar o tamanho de 7 polegadas no Kindle Fire, estendendo a leitura de livros eletrónicos a conteúdos multimédia, mas mais recentemente avançou com uma nova proposta, o Kindle Fire HD, com um ecrã que se aproxima das 9 polegadas, mas que também faz subir o preço para os 299 euros. O novo tablet só chega às lojas a 20 de novembro.

Nas conversões de eBooks para tablets é preciso incluir também o Nook, da Barnes & Noble, que conta com dois modelos, o HD e o HD +. Nenhum está à venda em Portugal, mas são uma resposta direta à investida da Amazon com o Fire, e contam também com ecrãs de 7 e 8,9 polegadas, e preços competitivos com o maior concorrente, como seria de esperar...

[caption]Nome imagem[/caption]

No domínio não-Android não é de esperar grande concorrência do Blackberry PlayBook da RIM. O tablet de 7 polegadas é dos que parece ter tudo para "dar certo", mas que depois não se afirmou como grande concorrente no mercado altamente competitivo.

[caption]playbook[/caption]

Mesmo as descidas de preços - de 699 dólares para 549 dólares, no mercado norte-americano - não ajudaram a impulsionar as vendas de forma muito significativa, mas a RIM aposta agora numa versão 4G que poderá ajudar a conquistar espaço.

A Samsung mantém ainda à venda o Galaxy Tab de 7 polegadas, um dos vários formatos disponibilizados pela marca coreana que também tem o Galaxy Tab de 8,9 polegadas e o de 10,1 polegadas, à escolha do "freguês". Mas os novos produtos agora lançados pela Samsung focam-se mais em dois tamanhos: as 5 polegadas para o smartphone XL - o Note II - e as 10,1 polegadas para o tablet, o Galaxy Note que começou a ser vendido no final de Agosto em Portugal.

O Galaxy Tab 2 de 7 polegadas é ainda uma opção válida para quem quer mesmo um tamanho intermédio, e pode ser encontrado nas lojas em versão Wi-Fi ou 3G, por preços que rondam os 250 euros - na versão Wi-Fi com 8 GB.

[caption]samsung galaxy tab 2 7 polegadas[/caption]

A Asus mantém-se nesta "guerra" das 7 polegadas apenas com o Nexus - em parceria com a Google - e há outros concorrentes dentro das mesmas dimensões, nomeadamente a Toshiba com o AT270 e um ecrã AMOLED.

Do lado do Windows 8 ainda não há propostas neste domínio, mantendo-se as 10 polegadas como standard no Windows 8 e Windows RT....

Se quisermos falar verdadeiramente em alternativas ao iPad, não podemos também esquecer ainda os smartphones com ecrãs XL, alguns a chegar às 5,5 polegadas, como o Note II da Samsung, que podem fazer o "casamento perfeito" entre quem quer um dispositivo de ecrã suficientemente grande para poder ver conteúdos multimédia sem usar binóculos mas que possa trazer no bolso. Mesmo que precise de ser um bolso grande....


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha na informação relativa ao Nexus da Google, cujos rumores apontavam para a possibilidade de lançamento de um modelo de 99 dólares e não 99 polegadas, como por engano foi referido...