Por mais que os smartphones estejam preparados para captar excelentes fotos e vídeos, bem como para resistir à água e a situações mais extremas, uma boa actioncam continua a ser imprescindível nos momentos de lazer mais agitados e divertidos.

E nem é preciso perguntarmos porquê, visto que as vantagens são claras, a começar pela estrutura física de praticamente todos os modelos. As câmaras de ação são incrivelmente pequenas, leves e algumas em particular permitem mesmo dar uns mergulhos bem fundos sem termos sequer de usar uma caixa estanque.

É o exemplo da muito recente GoPro Hero7 Black, tida com a “rainha” das actioncams, passamos a expressão. Mas existem vários outros modelos com características muito interessantes, cada uma à sua maneira, como pode comprovar pelas sugestões que compõem a galeria seguinte.

Continuando a enumerar as funcionalidades mais surpreendentes nas actioncams mais bem equipadas do momento, são três os pontos mais importantes (e úteis!) a destacar. Em primeiro lugar, os avanços que temos notado neste segmento ao nível da estabilização de imagem; depois, a resolução 4K a 60 fps, que, juntamente com a referida estabilização, dá ao utilizador possibilidades criativas muito vastas.

O terceiro ponto é a forma como os comandos de voz funcionam bem em vários modelos. Acha que não dá jeito, até porque os comandos à distância são sempre um acessório fornecido no pack? Experimente ter a actioncam presa ao guiador de uma bicicleta de downhill durante uma descida vertiginosa e mudará de ideias quando perceber que basta dar ordens para a câmara fazer o que quer.

Mas há muito mais na generalidade das câmaras do género, desde os ecrãs táteis e bastante grandes (tendo em conta a dimensão do gadget) até ao streaming de vídeo em direto para as redes sociais, passando pelo GPS, pelo HDR nas fotos e por muitos modos de captação em câmara lente, timelapse e outros.

E ainda há as câmaras a 360 graus, um outro “universo” que vale a pena explorar pelos fantásticos e originais resultados obtidos no capítulo das imagens esféricas, do vídeo tridimensional e do som espacial a 360 graus. A Garmin Virb 360 está na galeria acima precisamente por ser um bom exemplo disso mesmo, apesar do elevado preço.

Sendo assim, já sabe: se registar em vídeo as suas aventuras e atividades desportivas mais extremas é prioridade, não pense sequer em não ter uma actioncam por perto. Considere, entre outros modelos, as que estão no conjunto de sugestões acima neste artigo – são quase de certeza as que apresentam funcionalidades mais avançadas, além de alguns modelos terem uma relação qualidade/preço imbatível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.