Existem smartphones para todos os bolsos, desde os utilizadores que procuram sempre as mais recentes novidades tecnológicas, aqueles que não descartando características decentes preferem fazer investimentos mais contidos. O SAPO TEK reuniu sete modelos que pode encontrar à venda por menos de 250 euros, incluindo modelos que foram lançados ainda este ano, portanto bastante recentes no mercado.

Tudo o que precisamos é encontrar um equilíbrio das funcionalidades e design para aquilo que necessitamos. Um smartphone acessível tem de oferecer hoje em dia um ecrã de boa qualidade, que seja confortável aos olhos e tenha uma excelente imagem. Até porque cada vez mais se consomem séries e filmes no pequeno ecrã, graças aos conteúdos oferecidos nas plataformas digitais. E os modelos que propomos têm mesmo essas características, incluindo propostas de AMOLED abaixo do preço limite que estabelecemos para esta montra.

Obviamente que se é para assistir a séries ou mesmo captar algumas fotografias durante os passeios ou saídas com amigos, a bateria tem de ser duradoura. A maioria oferece pelo menos 5.000 mAh de capacidade, suportados por sistemas de carregamento rápido. Isso quer dizer que se passa muitas horas por dia a assistir a séries, estes são os modelos ideais.

Felizmente que a maioria dos modelos já não limita a capacidade de memória, que são elementos que podem encarecer bastante os smartphones. Esta linha de smartphones tem 8 GB de RAM, o que é ideal para uma utilização geral do equipamento e até há propostas que dobra essa capacidade virtualmente, através do armazenamento interno. E 128 GB de RAM é consideravelmente o mínimo que pode exigir nesta gama de smartphones. 256 GB é ideal, pois cabem mais fotografias e séries que descarregamos para ver em qualquer lugar.

Por falar em descarregar, interessante que já se começa a ver smartphones 5G dentro destes limites de preço. Aliás, uma das propostas custa menos de 190 euros. Há cada vez mais cobertura de rede 5G no país, acelerando a velocidade de navegação.

Por fim, outro elemento a salientar quando se escolhe um smartphone mais acessível é a qualidade da sua câmara fotográfica. Atualmente, não existem desculpas para não oferecer pelo menos uma câmara principal de 50 MP, mas nas propostas, os módulos até são bastante interessantes.

Veja na galeria imagens das sete propostas de smartphones abaixo dos 250 euros:

1 – Xiaomi Redmi Note 13 - 239,99 euros – Loja Xiaomi

A mais recente geração de smartphones Redmi Note da Xiaomi conta com diversos modelos, dos mais simples e acessíveis aos modelos de topo com câmara de 200 MP. O Redmi Note 13 é o mais acessível da linha, mas isso não significa que não esteja bem servido de funcionalidades. Começando pelo seu ecrã de 6,67 polegadas, com um 1.800 nits de brilho, resolução de 2400x1080 e taxa de atualização dinâmica até 120 Hz. Um equipamento para quem gosta de consumir multimédia.

Por ser um modelo para os mais jovens, tem proteção do corpo com Corning Gorilla 3. Tem uma bateria de 5.000 mAh, com carregamento rápido de 33 W. As colunas duplas suportam tecnologia Dolby Atmos. O smartphone é alimentado por um processador Snapdragon 685 da Qualcomm e tem uma configuração de 8/128 GB de memória. Tem uma câmara traseira de 108 MP e uma lente frontal de 16 MP.

2 - Samsung Galaxy A14 – 144,90 euros – PC Diga

Algumas das funcionalidades de assinatura Galaxy estão presentes mesmo nos smartphones mais acessíveis da Samsung. O A14 é um modelo de linha de entrada, mas mantém o design típico desta família, incluindo o módulo de câmaras sem moldura. Tem uma câmara principal de 50 MP, suportada por uma ultra grande angular de 5 MP e ainda uma macro de 2 MP para close-ups mais detalhados. A câmara de selfies é de 13 MP.

O smartphone tem um processador Mediatek Helio G80 de oito núcleos, uma bateria de 5.000 mAh, que a marca diz durar quase dois dias a consumir entretenimento. Tem um ecrã PLS LCD de 6,6 polegadas, com uma resolução de 1080x2408. Tem 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, expansível até 1 TB via microSD.

3 - Oneplus Nord CE 3 Lite 5G – 249,90 euros – PC Diga

A OnePlus criou um modelo que fosse suave no toque e no manuseamento na mão, com o Nord CE 3 Lite 5G. Tem uma bateria duradoura de 5.000 mAh e suporta a tecnologia Supervooc para carregamento rápido a 67 W. O smartphone tem uma câmara fotográfica de 108 MP, com uma tecnologia que permite entrar mais luz, tornando as imagens mais coloridas em ambientes menos iluminados. Tem ainda uma macro de 2 MP e uma de profundidade de 2 MP.

O smartphone tem um processador Snapdragon 695 da Qualcomm, até 8 GB de RAM LPDDR4X, mas expansível através de memória virtual. E o armazenamento interno é de 128 GB, expansível com suporte a microSD. Tem um ecrã LCD IPS com uma taxa de refrescamento de 120 Hz e 680 nits de pico de brilho.

4 - TCL 40 NXTPAPER – 199,99 euros – Worten

A proposta da TCL é diferente das restantes por oferecer uma experiência de leitura no ecrã de livros e documentos como sem fosse num papel. A tecnologia NXTPAPER pode ser ativada, tornando o ecrã mais basso, com menos brilho, oferecendo melhor conforto aos olhos. Tem um ecrã de 6,78 polegadas, mas a sua imagem oferece uma grande palete de cores, acompanhado de filtros para ver as imagens em locais mais ou menos iluminados, além de sistemas antibrilho e antirreflexo.

Tem uma câmara tripla de 50 MP e no seu interior tem 8 GB de RAM expansível virtualmente até 16 GB. E o armazenamento interno é de 256 GB. Trata-se de um smartphone ideal para quem gosta de estar sempre acompanhado de boas leituras, sobretudo livros digitais.

5 - Poco C65 – 199,90 euros – PC Diga

O Poco é um dos modelos da Xiaomi mais populares entre o público mais jovem, sobretudo aqueles que procuram consumir conteúdos online e partilhar fotos e vídeos nas redes sociais. O Poco C65 tem um ecrã de 6,74 polegadas, referido como generoso para ver vídeos e jogar jogos. A sua taxa de atualização é de 90 Hz.

Para quem gosta de retratos próprios, destaque para o anel de luz na câmara frontal de 8 MP. Este combo permite captar imagens mesmo em locais menos iluminados. Tem um processador Mediatek Helio G85 de oito núcleos, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno expansível via microSD. Tem uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 18 W.

6 - Motorola Moto G54 5G – 189,90 euros – PC Diga

O Moto G54 é um dos smartphones 5G mais acessíveis do mercado, direcionado para quem gosta de jogar online e transferir conteúdos rapidamente. Tem um processador Mediatek Dimensity 7020 de oito núcleos, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. A sua bateria é de 5.000 mAh com suporte a carregamento rápido com a tecnologia Turbopower.

O ecrã LCD IPS tem uma taxa de refrescamento de 120 Hz, numa resolução de 1080x2400. Tem um módulo de câmaras duplo, com uma lente de 50 MP, com estabilizador ótico OIS e uma ultra grande angular de 8 MP com um campo de visão de 118º. A câmara frontal é de 16 MP.

7 - OPPO A78 4G – 199,99 euros – Worten

Com linhas suaves no seu design e cores apelativas, com uma coberta que brilha em tons cristalinos quando recebe a luz do sol. Este Oppo A78 conta com um ecrã AMOLED com resolução FHD+. E tem outros elementos que o publico mais jovem procura: bateria de 5.000 mAh com suporte a carregamento Supervooc de 67 W. Tem até 16 GB de RAM (8 GB físicos e 8 GB virtuais) e processador Snapdragon 680.

O modelo conta com uma câmara principal de 50 MP, com características de inteligência artificial para melhorar as fotos e um sensor de profundidade. A Oppo diz que a sua tecnologia junta as duas câmaras para criar imagens registadas a 108 MP.